XTB 0% Comissões em Ações! Devo mudar para a XTB? (dicas a saber)

Boa noite, hoje irei sobre o novo update: XTB 0% Comissões em Ações! Devo mudar para a XTB? (dicas a saber)

XTB 0% Comissões em Ações

A XTB é a primeira corretora com escritório em Portugal apresentar 0% comissões em ações REAIS (não CFDs, apesar de ser um dos seus pontos mais fortes para forex).

As ações são reais, ou seja, os títulos são totalmente teus independentemente do que aconteça com plataforma. Irá sempre haver forma legal de reaver os teus ativos.

No site também diz que é 0% comissões em ETFs, mas devido a burocracias de Portugal não é possível comprar ETFs reais. Mas é possível noutros países.

Outro ponto é que apesar de as comissões serem 0%, ainda temos o spread (diferença entre o bid e ask) e a comissão de conversão da moeda (0.5%).

Estas comissões existem em qualquer corretora e é impossível ter o spread e conversão a zeros. Mas podemos comprar entre as principais corretoras para ver qual compensa mais.

XTB vs Degiro vs Trading212

Vou logo começar pelo ponto mais forte da Degiro: tem apenas uma comissão de conversão da moeda de 0.1%. A XTB é 0.5% mas na Degiro tu ainda pagas €0,50 + USD 0,004 por ação.

Na Degiro também existe obviamente o spread nas ações e divisa. Na Degiro existem custos anuais (conectividade) ao contrário da XTB.

Pelo facto da XTB ter praticamente as mesmas proteções mas sede em Portugal transmite uma maior segurança, para além de também ter mais de 15 anos de experiência e 10 em Portugal.

Na XTB existe a proteção do FSCS até 20 mil euros no caso de insolvência, esta proteção é para o dinheiro que está na plataforma que ainda não está investido (na degiro é 100 mil euros).

Na XTB podes criar uma conta demo e treinar ou apenas experimentar por tempo ilimitado (tens apenas é de criar uma nova conta demo a cada 30 dias). Na degiro isto não é possível.

Apenas na Trading212, entre as 3, é possível comprar ações fracionadas. Sendo que não motivo pois existe preferência a nível de segurança ter a totalidade do ativo.

Devo mudar para a XTB?

É verdade que agora tens 0% Comissões em Ações. Mas claramente que isso depende de ti e como te sintas mais confortável após saber estes pontos.

O que fiz foi mudar agora mesmo o meu novo portfolio da Trading212 para a XTB (comecei há 2 meses com aportes mensais de 300 euros) tal como mostro na imagem.

Mas tenciono mudar o meu maior portfolio que está na Degiro para a XTB. Após concluir com o suporte qual será o custo total ao fazer a transferência de um lado para o outro.

Dicas a saber

Na minha opinião é sempre bom ter tudo num só lugar. Eu como faço day/e swing trade em vários ativos na XTB então irei completar o meu portfolio nesta plataforma ao investir para longo termo em ações reais.

Se ainda não tiveres conta na XTB então não tenhas pressa. Estuda bem as plataformas e antes de criares conta na XTB vê este vídeo para aprenderes a criar conta da melhor forma.

Por fim, acrescento que irei fazer uma nova série em fevereiro de 2021 na XTB que é a fazer day trade em ações europeias. Isto porque fazer day trade em ações é mais previsível e fácil de lucrar, e europeias porque não quero pagar os 0.5% de conversão da moeda.

Bons investimentos,

Gustavo Araújo

6 thoughts on “XTB 0% Comissões em Ações! Devo mudar para a XTB? (dicas a saber)”

Leave a Comment