O meu Dinheiro está SEGURO na Bondora? Análise Detalhada da Empresa

Se tens dinheiro ou tencionas investir na Bondora então é importante saberes se é seguro com base nesta análise detalhada da empresa. Mas antes de começar, penso que seja melhor veres o vídeo que está no meu canal em vez de ler isto tudo.

Isto é importante porque quem tem dinheiro na plataforma ou tenciona investir deve ser responsável e ter uma noção real do estado financeiro da empresa e se é ou não um bom investimento. O Gonçalo Ribeirinho foi quem complementou o meu trabalho.

Após esta análise a Bondora lidera o TOP 1 dos meus melhores investimentos na renda fixa.

Análise das demonstrações financeiras consolidadas de 2019 da Bondora

Agora vamos analisar as demonstrações financeiras consolidadas de 2019 da Bondora. Para começar temos um breve resumo a explicar o que proporcionou o crescimento no rendimento, lucro, maior eficiência nos custos, mais trabalhadores e otimização na gestão da dívida, que resultou em novos recordes para empresa.

Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros que a empresa destaca são o sales revenue, ou seja o rendimento da atividade core, que aumentou 96%. E resultado líquido, que é o lucro após a dedução de todos os gastos, aumentou aproximadamente 23 vezes. Outros indicadores:

  • O volume de negócios registou uma subida de 171% em EspanhaO número de colaboradores a tempo inteiro subiu de 54 para 64, ou seja, mais 11 colaboradores;
  • O volume dos empréstimos emitidos subiu 158% para 156,8 milhões de euros;
  • O número de colaboradores a tempo inteiro subiu de 54 para 64, ou seja, mais 11 colaboradores;
  • O volume dos empréstimos emitidos subiu 158% para 156,8 milhões de euros.

O capital próprio aumentou 133%. E o ROE, que é o rácio entre o resultado líquido e o capital próprio, subiu de 7% para 68%. E o ROA, que é o rácio entre o resultado liquido e os ativos, aumentos de 3% para 30%. O que são aumentos enormes para a empresa em apenas 1 ano.

Significado

Reforço quanto maior for estes rácios melhor. Pois em apenas 1 ano a empresa obteve 30% do valor do total dos ativos em lucro. E tencionam continuar a crescer e melhorar o nível de risco dos empréstimos, eficiência da divida, melhoramento de marketing e produtos para os investidores.

Bem, mas está na hora de passarmos às demonstrações financeiras consolidadas. E iremos começar pela demonstração da posição financeira. No início temos as rubricas dos ativos correntes, a começar pela caixa e equivalentes.

E podes reparar que várias rubricas têm o número da nota para mostrar mais detalhes da respetiva rúbrica, neste caso é o 2.

Por isso vamos para baixo até chegar à nota 2, agora para além de ver o crescimento, também observamos que já não existe contas de recuperação para dividas.

Isto porque agora têm a obrigação de transferir imediatamente os valores para as contas do portal, isto é bom porque já não é propriedade da Bondora, e os utilizadores têm todos os direitos necessários para recuperar o dinheiro integralmente caso a Bondora tenha dificuldades financeiras.

Alguns pontos fortes

Agregado temos alguns PONTOS fatores que foram mencionados devido à recente pandemia:

A reservas de risco. No Go & Grow, todos os rendimentos superiores a 6,75% ao ano – taxa fixa recebida para os investidores – servem como reservas de risco. A rentabilidade histórica do Go & Grow é 10,7% ao ano (incluindo recessões), a diferença entre estes valores constitui uma reserva para os investidores e uma reserva para as obrigações a curto, médio e longo prazo da empresa.

O negócio é 100% online, isto é, toda a gama de serviços da Bondora está disponível online. As equipas continuam a trabalhar remotamente através de ligações seguras para prestar apoio a clientes em todo o mundo, em qualquer circunstância. Uma grande vantagem ao entrar para a quarta revolução industrial e também na situação que o mundo se encontra, baixando custos de manutenção agregados a infraestruturas e afins.

Diversificação e sustentabilidade

Forte diversificação. Existem mais de 125.000 empréstimos pessoais na carteira do Go & Grow, com diferentes durações, segmentos de clientes e categorias de risco, o que reduz a exposição dos investidores à volatilidade individual. O que isto quer dizer? Para esses 125 Mil clientes, a sua carteira é exposta a diferentes empréstimos, com uma duração de maturidade diferentes – caso um entre em incumprimento numa determinada data, conseguem cobrir esse mesmo incumprimento com a rentabilidade de outro empréstimo, o que reduz a exposição ao risco dos clientes Bondora. Por exemplo, um investimento de 1.000 euros pode ser repartido em fatias de cinco euros para 200 empréstimos diferentes.

Sustentabilidade. A Bondora tem apresentado lucros desde 2017 e está bem capitalizada. Não cortaram nenhum dos seus serviços, e não o vão fazer, mesmo que a situação atual se mantenha.

A Bondora é também uma empresa muito “pública”, isto é, deixam toda a sua data visível perante os seus clientes. Uma grande vantagem, pois o grande receio de novos clientes que querem entrar neste tipo de investimento é, maior parte, o receio de fraude e a não transparência da empresa.

Clientes

Depois temos informações relacionadas com a conta dos clientes, que é o dinheiro dos clientes e não da Bondora. E por esta razão podes ver valores muito superiores, pois é o dinheiro depositado que fica nas contas do portal.

Ou seja, são fundos que não são reconhecidos na demonstração da posição financeira. Isto significa mais uma vez, que o dinheiro não se torna propriedade da Bondora, e os utilizadores têm todos os direitos necessários para recuperar o dinheiro integralmente caso a Bondora tenha dificuldades financeiras.

Investimentos financeiros

Voltamos para cima e vemos que existe uma diminuição significativa nos investimentos financeiros de curto prazo não relacionados com a atividade core da empresa. Aqui até podíamos ir à nota 3 mas faz mais sentido entender a partir dos investimentos financeiros de longo prazo.

Depois temos um aumento significativo nos clientes e adiantamentos, vamos à nota 4 e encontramos que deduzem aproximadamente metade para recebimentos duvidosos. E em 2019 conseguiram encontrar forma de não pagar imposto relativo a clientes e adiantamento, e ainda novos investimentos de empresas subsidiárias, associadas e parcerias que está na nota 20.

Adiantamentos

Os adiantamentos duplicaram, e outros recebimentos de clientes passaram de um prejuízo de 628 mil para positivo de 34 mil. O que totalizou um aumento de aproximadamente 6 vezes mais.

Inventários

O inventário teve uma diminuição, mas os valores em ambos são pequenos. Por isso penso que a Bondora irá no futuro tentar reduzir este valor para 0 e aplicar em algo mais benéfico.

Ativos não correntes

Agora nos ativos não correntes, temos os investimentos financeiros de longo prazo e aqui sim faz mais sentido ir à nota 3, e vemos que houve uma aquisição e uma grande redução que totalizou este valor em 2019.

Não percebemos exatamente que valor é este, mas por baixo diz que há mais informações na nota 8 que é a indicada neste caso e 11.

Por isso vamos à nota 8 e vemos que a maior parte da alienação e reavaliação dos empréstimos concedidos para as aplicações financeiras de longo termo resultaram num prejuízo de 369mil e provavelmente o restante foi levantado quando se aperceberam que não era um bom investimento.

Capex

Depois aqui é relacionado com os ativos fixos tangíveis, como propriedades, ativos biológicos e equipamentos, mais conhecido por CAPEX – Capital Expenditure.

Numa breve introdução a esta rúbrica, temos, resumidamente, o valor que a Bondora tem em ativos fixos, como terrenos, prédios e equipamentos.

E vamos à nota 9 para entender o aumento que está no valor residual. E pelos visto fizeram novas aquisições no valor de 270 mil, no entanto tiveram uma enorme depreciação de 88mil. Portanto, para valores atuais de 2019 – 194 mil – Estão a depreciar 88 Mil, isto é, 45% no máximo, por ano, é gasto na manutenção dos seus ativos fixos, terrenos, prédios e equipamentos.

O que traduz isto? É que tem capacidade de ter 55% de Free Cash Flow caso os seus lucros sejam de 194 mil no final do ano, o que é uma excelente percentagem que podem utilizar para expandir o seu negócio.

Como o CEO da bondora disse: “Em 2020, as nossas receitas deverão estar, de um modo geral, em linha com as de 2019 e os lucros deverão situar-se em torno de 1 milhão de euros. Este ano, a nossa principal prioridade é manter e aumentar a qualidade da carteira. Ao mesmo tempo, continuaremos a investir nos nossos produtos atuais e na expansão da nossa linha de produtos”.

E é para isto que servirá o Free Cash Flow.

Ativos intangíveis

Depois nos ativos intangíveis houve uma redução, vamos à nota 10 para perceber o porquê, e identificamos que houve uma perda significativa em depreciações.

Ou seja, já estamos a entender que impacto as desvalorizações estão a ter na empresa. Esta rúbrica, quanto mais baixa melhor, pois isto é considerado um “soft asset”.

O que isso quer dizer? Quer dizer que este valor não contribuirá de forma direta para o resultado liquido da empresa, ou seja, não contribuirá para o ROA nem para ROE.

É uma rúbrica com ativos intangíveis – ativos não palpáveis – e que não são, de todo, afetados aos resultados. É normalmente patentes, licenças e afins…

Apesar da redução dos ativos não correntes, é mais que compensado pelo crescimento dos ativos correntes. Mas o ideal é ver também os ativos não correntes a subirem para uma perspetiva de longo termo.

Passivos correntes

Passamos agora para os passivos correntes, a começar com uma redução na divida sobre empréstimos. O que é bom, podes ir à nota 11 para mais informações.

Eles têm dividas a pagar, com a maturidade de 12 meses, de 81 409 euros. Enquanto o resto da divida “Divida a longo prazo”, no valor de 94 456 será maturada dentro de 1 a 5 anos, o que é realmente muito bom ver uma empresa a apresentar estes grandes resultados sem necessidade de uma elevada alavancagem.

No entanto, nos pagamentos e adiantamentos houve um aumento bastante significativo. Vamos à nota 12 e vemos que a maior diferença está nas novas contas a pagar e no imposto.

No entanto, não entendo de onde vem este valor tão alto sendo que o somatório dá apenas 2 179 662. Duvido que seja engano, mas não está explicito nesta nota e pode ser uma preocupação.

Passivos não correntes

Depois nos passivos não correntes, temos novamente uma redução na divida sobre empréstimos, mas desta vez para longo termo, nota 11. Em termos de pagamentos e adiantamentos para longo houve uma redução total, o que é bom, novamente nota 12.

E as provisões cujo valor ou data são incertos, mas aqui também houve uma redução que é outro ponto positivo. Ou seja, houve uma redução no total dos passivos não correntes, mas não foi grande o suficiente para compensar o aumento no total dos passivos correntes.

Mas não interessa muito isso, pois os passivos totais subiram 72% enquanto os ativos totais subiram 95%. Uma diferença de 23% superior!

Capital próprio

Por último, dentro da demonstração da posição financeira, temos o capital próprio. Obviamente o que chama mais atenção é o resultado líquido, que teve um crescimento de aproximadamente 23 vezes. Mas isto já iremos ver com mais atenção na demonstração de resultados.

O issued capital ou capital subscrito/emitido manteve-se igual, no prémio de ações próprias a alteração foi insignificante.

O valor pelo qual estamos a analisar mantêm-se igual, o que traduz que o conselho administrativo da Bondora mantem-se igual, não houve nenhum diluição sobre a posição de ninguém sobre a entrada de um novo investidor ou de um novo membro administrativo.

E no treasury shares houve um aumento de algo negativo para 0, o que é bom.

Houve um aumento nas perdas acumuladas, mas nada significativo. Depois houve um aumento da participação das empresas subsidiarias e associadas, o que estão a ter um grande destaque nestes resultados.

Concluindo assim com um aumento mais que o dobro do capital próprio. E pela equação fundamental da contabilidade, temos que os passivos mais capital próprio é igual aos ativos, sempre.

Demonstração de resultados

Depois na demonstração de resultados foi obtido praticamente o dobro do rendimento da atividade core, e outros rendimentos apenas aumentou um pouco.

Se formos à nota 15 para ver mais detalhes sobre os rendimentos, descobrimos que são provenientes principalmente da Estonia, depois Finlandia e Espanha.

Também há de outros países, mas a diferença não é muita. Isto vendo numa perspetiva geográfica. Depois também é possível ver as origens, dais quais houve um aumento em todas.

O aumento mais considerável está na Espanha  – 171% – devido ao aumento considerável do volume de negócios.

Outsourcing e IT Management

A seguir temos o custo das mercadorias vendidas e matérias consumidas, e aumentou mais que o dobro. Vamos à nota 17 e vemos que a principal causa é nos serviços de outsorcing, ou seja a Bondora aumentou a contratação de empresas especializadas para fazer certas tarefas para a empresa.

O outsourcing só é estratégico se a empresa não estiver dependente destas empresas. – Em relação ao IT Management tmb teve um aumento considerável, visto que é uma empresa digitalizada e com necessidades de aperfeiçoamento nas suas tecnologias, isto é, na eficiência dos seus servidores – Hardware e Software.

Como estão a apostar mais no trabalho remoto isto tem efeitos também para essa área

Marketing

Depois os gastos com fornecimentos e serviços externos também aumentou bastante, na nota 18 conseguimos perceber que é maioritariamente do marketing e da publicidade. Ou seja, os anúncios que estão no google e redes sociais, as ofertas, os patrocínios, parcerias, etc.

De seguida os gastos com o pessoal, na nota 19 percebemos que é devido ao aumento salarial total, isto porque também passaram de 54 a 65 empregados full-time na empresa.

 Depois nas depreciações e perdas de imparidade houve a tal desvalorização que já foi mencionado nos ativos fixos tangíveis e ativos intangíveis. A seguir temos outros despesas que houve uma pequena alteração positiva.

Resultado operacional

Agora temos a diferença entre os rendimentos e estes gastos, que é o resultado operacional ou EBIT.

Tiveram uma margem bruta de 11% comparativamente a 1% apenas em 2018. Falta deduzir juros suportados, e juros obtidos. Anteriormente vimos sobre as aplicações financeiras e é natural haver esta redução que vemos aqui.

Para finalizar vemos um valor igual no resultado antes de imposto e no resultado liquido, isto significa que conseguem esquivar aos impostos.

Demonstração dos fluxos de caixa

Agora temos a demonstração dos fluxos de caixa que apresenta informações de como a caixa é utilizada nas atividades de financiamento, investimento e operacionais.

Ou seja, só consta entradas e saídas de dinheiro. E aqui vamos nos focar nas maiores variações. Nas atividades operacionais, já vimos na demonstração de resultados, o resultado operacional.

Depois temos ajustes como as depreciações que já vimos na demonstração da posição financeira, e outros ajustes que tiveram uma diferença significativa, mas sem explicação, o que pode ser outra preocupação.

Depois as alterações dos recebimentos e pagamentos de clientes e adiantamentos relacionados com a atividade operacional estão praticamente iguais, do qual irão se anular.

E sem dúvida que a maior diferença está nas atividades operacionais, mas é sobretudo devido ao resultado operacional.

Depois nas atividades de investimento o maior impacto foi na redução para 0 dos pagamentos ao adquirir investimentos financeiros, mas isto já vimos na nota 8.

Free cash flow

E uma das coisas mais importantes de um document de cashflow é o FREE CASH FLOW  = Total cash flows from operating activities – Purchase of property, plant and equipment and intangible assets

2 074 828-175 255=1.899.573€ FCF O que este número significa? Basicamente é o dinheiro REALMENTE disponível que a bondora vai ter no final do ano depois de pagar todas as suas despesas/obrigações – o dinheiro que entra para a conta bancária da Bondora – e que pode ser usado onde bem entenderem.

Neste caso, como referi mais acima, o CEO pensa utilizar parte do dinheiro gerado para colocar em reservas para um “abrigo aos investidores” e para não faltar liquidez na hora de em que muitos investidores queiram fazer levantamentos ao mesmo tempo.

Este tipo de problema é mencionado neste link à https://support.bondora.com/hc/en-us/articles/360006785978-Partial-withdrawals. Uma outra parte onde este dinheiro possa ser usado é em investimentos de campanhas de marketing – visto que em 2019 correu excelentemente bem.

NOTA IMPORTANTE

Para aquilo que é o seu Free Cash Flow e para aquilo que são as suas depreciações do seu CAPEX, a Bondora apresenta MUITOS BONS resultados nesta parte. Podem diminuir astronomicamente um dos maiores problemas da atualidade nas plataformas de P2P Landing – que é a liquidez e o problema mencionado acima. Depois disso, queria acrescer que os “Other cash payments to acquire other financial investments” são possíveis investimentos que eles fizeram esse ano – pelo que podemos concluir que não o fizeram, pois está assinalado 0.

Para aquilo que é o seu Free Cash Flow e para aquilo que são as suas depreciações do seu CAPEX, a Bondora apresenta MUITOS BONS resultados nesta parte. Podem diminuir astronomicamente um dos maiores problemas da atualidade nas plataformas de P2P Landing – que é a liquidez e o problema mencionado acima. Depois disso, queria acrescer que os “Other cash payments to acquire other financial investments” são possíveis investimentos que eles fizeram esse ano – pelo que podemos concluir que não o fizeram, pois está assinalado 0.

No entanto, mais abaixo, tem a maturidade dos outputs do investimento feito nos recentes anos. Ou seja, em 2018 fizeram 754.280€ em investimentos, enquanto em 2019 não fizeram nenhum. No entanto, a maturidade dos ganhos dos investimentos feitos em anos anteriores são distribuídos pelos anos seguintes do ano em que esse mesmo investimento foi feito. Em 2018 houve uma maturidade de ganhos de 480.720€ e em 2019 de 322.050€.

E por fim nas atividades de financiamento temos uma redução nos reembolsos, mas isto também já visto na nota 11. Ao somar a variação dos fluxos de caixa das 3 atividades e a caixa inicial, obtemos então a caixa e equivalentes no final do período que teve um crescimento aproximadamente 2 vezes superior.

FCF Resumido

Meu resumo sobre este documento de cash flow em poucas palavras – Vi valores astronómicos e realmente muito bons. Vi um free cash flow astronómico para aquilo que gastam em depreciações. Vi também que não usaram muito esse free cash flow para outros tipos de investimento que dariam mais crescimento à empresa.

PERCEBO PERFEITAMENTE a decisão de não o fazerem, visto que, na minha opinião, sendo uma P2P Landing, as reservas em caixa são muito mais importantes do que qualquer outra coisa – isto para não ter falta de liquidez e, consequentemente a isso, para não falharem na hora dos levantamentos.

Temos ainda a demonstração das alterações no capital próprio que está a mencionar as rubricas que vimos anteriormente na demonstração da posição financeira, e como isto já foi visto mas ver mais informações na nota 14.

Por ser uma sociedade anónima o capital está dividido em ações, um total de 500 mil ações com valor nominal de 10 cêntimos cada e dividido em 3 clases: A, B e C. Depois está a explicar os direitos dependendo da classe.

Gestão de risco

Após esta análise das demonstrações financeiras ainda falta 2 coisas importantes. Analisar a nota 26 da gestão de risco, e calcular alguns rácios para retirar conclusões.

Então na nota 26 introduz que é publicado um relatório trimestralmente com todos os riscos significativos e o que estão a fazer para melhorar. Dentro do risco de crédito, que é caso uma contraparte não cumpra a obrigação, parece ter havido uma melhoria.

O banco SEB AS, que embora não tenha classificação pertence ao grupo SEB, e está classificado na Moody’s como AA2. Este banco ajuda a Bondora a avaliar a capacidade de crédito de um cliente e obtém informações sobre o histórico de crédito.

Calculo da probabilidade

Ou seja, a Bondora calcula a probabilidade de cumprimento adequado, e segundo a sua estimativa, o risco de crédito do Grupo é consideravelmente menor que o risco operacional.

E como a Bondora concede empréstimos no montante máximo de 10 mil euros, então existe diversificação suficiente para não depender de nenhum cliente. Isto é de ouro!

Faz com que as pessoas percebam a grande diversificação da instituição em causa, não dependendo de nenhum cliente para eventuais incumprimentos.

Depois durante o período de 2019 foi classificado mais de 2 milhões em contas a receber como duvidosas, quase o dobro do ano passado.

E nesta tabela conseguimos ver o valor dos ativos que estiveram expostos ao risco de crédito. E para mais informações podemos ver as notas 2, 4 e 5, mas que já vimos anteriormente.

Risco de liquidez

Depois há o risco de liquidez e gestão de capital, que é a empresa não conseguir cumprir as obrigações a tempo sem ter um prejuízo significativo. Mas resumindo isto têm sob controlo.

A seguir é o risco operacional, que é a perda direta ou indireta das atividades, sistemas ou falhas. Mas isto também está controlado devido ao outsourcing que mencionei anteriormente.

Isto não está só relacionado com o investimento em outsourcing, mas sim, em grande maioria, ao seu investimento em IT Management que, por sua vez, melhoria a sua banca de dados e o seu software e hardware.

Consequentemente a isso melhora os seus sistemas para não ocorrer eventuais falhas nos mesmo e tmb uma grande melhoria na sua segurança

Outros riscos

Depois há o risco cambial, no entanto como em 2019 todos os ativos e passivos estão denominados em euros então não existe risco cambial.

Depois há o risco da taxa de juro, já houve um vídeo a nível macroeconómico que aprofundei sobre isto, mas acontece que atualmente a Bondora não tem qualquer exposição aos riscos das taxas de juro.

No risco da variação do preço de mercado, a gestão considera que tem um impacto insignificante por revender aos investidores. E por último o valor justo, para averiguar melhor devemos ver as notas 3, 4,5,6 e 8 respeitantes a ativos e 5,12, e 13 respeitante a passivos.

No entanto, a mensuração foi ao custo amortizado (que é algo um pouco mais complexo para iniciantes) e foi observado que o valor contabilístico não diferencia significativamente do justo valor.

Rácios importantes

Agora que já fizemos uma análise nos riscos, passamos por último aos rácios. Eu tenho os rácios todos explicados na lição 7.2 do curso como investir do 0 no site lucrar.pt; por isso em caso de dúvida ou pormenores podes ver essa lição, ou procurar na internet.

No entanto como a empresa não tem as ações cotadas na bolsa então existem alguns rácios que não valem a pena calcular, por isso passo logo para o debt to equity ratio que é 1.25 em 2019 e 1.69 em 2018. O preferível é ser inferior a 1 mas como houve uma redução já é algo positivo, mas ainda assim um pouco distante de 1.

Para para quem não sabe: Debt to equity ratio = 1.25 significa que, para cada euro, a bondora tem 1.25 de divida. Isto pode ser bom e mau, depende da indústria e da respetiva empresa que estamos a analisar.

Se olharmos a fundo, podemos concluir que o alavancamento de divida não é grande para aquilo que foi o crescimento da Bondora no ano de 2019.

E mesmo assim ainda conseguiu pagar todas as suas dividas a curto prazo. Este rácio estar acima de 1.00 ou abaixo de 1.00 depende muito das indústrias. Um exemplo disso é as empresas de aviação. Que tem mais de 10.0 de D/E Ratio (O que é perfeitamente normal).

Current ratio

Atenção que estas percentagens foram todas calculadas no excel com os valores que estão nas demonstrações. Depois é o current ratio que está a 1.75 em 2019 e 1.79 em 2018, é bom estar a acima de 1, ainda por cima quase o dobro. Mas infelizmente houve uma redução para 2019.

Sem dúvida que isto é uma coisa positiva. E novamente para leigos, o que isto significa é que a Bondora pode ter a capacidade de suportar quase 2 vezes mais os seus passivos totais atualmente.

A seguir temos o ROA e o ROE que houve um grande crescimento e que foi visto logo ao inicio, por isso vamos saltar estes dois. Depois o operating margin e profit margin que por acaso estão aproximadamente iguais, com 11% em 2019 e 1% em 2018. Este crescimento já foi algo bastante positivo.

Conclusão

Para concluir acredito que o desenvolvimento da Bondora está a ser impressionante e promissor, e após esta análise sinto uma confiança adicional ao investir nesta plataforma.

É expetável que no próximo ano vejamos resultados piores que estes devido ao covid19. Mas com os resultados de 2019 é suficiente para suportarem os custos e despesas que o cenário da pandemia em 2020 trouxe.  

Sem dúvida que sim. Aliás, como referi na minha analise do cash flow, eles tiverem um enorme free cash flow e não quiseram estar a investir em grande escala, pois sabem que o mais importante é um bom suporte para as suas reservas.

Últimas notas

Numa visão geral, acho uma empresa bastante conservadora. Isto é mau? Não, de todo… Para empresas com este ramo de atividade, que são construídas, principalmente, através da sua credibilidade, visibilidade e sustentabilidade, acredito perfeitamente que a Bondora está a cumprir a 100% estes fatores.

Bons investimentos!

Disclaimer: As análises e opiniões expressas neste vídeo não refletem necessariamente as políticas ou posições oficiais da Bondora. Pode verificar os resultados financeiros de 2019 da Bondora em https://support.bondora.com/hc/en-us/articles/213705749-Financial-performance-of-Bondora-Group

Leave a Comment