Update da Viainvest em 2022

Este vídeo foi o mais pedido este mês e como eu oiço sempre quem me segue então aqui está o vídeo da Viainvest atualizado.

Asset-backed securities

Primeiro, falei sobre a tributação aplicada aos Asset-backed securities, que é o novo tipo de investimento que tem um conjunto de ativos tangíveis como colateral. Isto é bom porque, caso seja necessário, podem liquidar estes ativos para pagar o que é devido aos investidores.

Mas a partir de 2 de agosto de 2022 é o único tipo de investimento que oferecem, e é importante saber que o juro anual é de 12% e o prazo é de 182 dias que são 6 meses. Deixa de existir os de 30 e 60 dias.

Ou seja, para quem deseja levantar o dinheiro para a conta bancária irá demorar mais tempo a receber o investimento + juros (menos liquidez).

Proteção

Houve um aumento da proteção e transparência devido à Diretiva 2014/65/EU conhecida como MIFID 2 que eles dizem que é nova mas não é: ao obter a licença de Investment Brokerage Firm e estar regulada pela FCMC.

Data

No dia 9 de agosto avisam que o upgrade tem sido uma confusão mas que continuam a fazer o melhor para que corra tudo bem. Salientam a incorreta informação no balanço das contas mas garantem que os fundos estão seguros.

Estado financeiro

Tive como principal consideração: as rúbricas da “VIASMS GRUPO AS” visto que TODAS as subsidiárias do grupo afetam o risco do investimento, e não apenas o desempenho da Viainvest.

Anexo a Tabela da Viainvest (VIASMS GROUP AS)https://docs.google.com/spreadsheets/d/10YLs9e20Zvpl-OA4dAVKESY9ut8d2U_AkEVxDX2V5Rg/edit?usp=sharing

Tenciono atualizar a tabela (gratuitamente) todos os anos pois acredito que irá ser útil para muitos (pois Portugal está no Top 3 dos países que mais investe na Viainvest, a seguir a Alemanha e Espanha, segundo os números de desempenho da ViaSMS Group).

Cuidados

Uma red flag, diria ser a localização deles. Ou seja, não é apenas o facto de estarem localzados na Letónia mas sim próximos de Viventor e Inventio, das quais tenho uma opinião negativa.

Outro aspeto negativo: mudaram a empresa que audita as demonstrações financeiras para a TaxLink Consulting (anteriormente era a BDO) que não tem praticamente nenhum feedback e se encontra localizada na Letónia (não muito longe de outras empresas como a Viainvest). Isto é um aspeto negativo pois existe uma maior facilidade a manipular as demonstrações financeiras (antes tinham a BDO, uma das cinco maiores redes de contabilidade no mundo – ou seja, agora a segurança é inferior neste aspeto!)

Depois novamente, o problema com a DATA no balanço é algo que considero negativo para o crescimento que já têm. Devido a este problema desativaram este mês a campanha para convidar amigos, isto porque quem se registava não recebia o bonús porque perdia o “track” no registo. De qualquer forma, já enviei mensagem e disseram que estão a trabalhar numa nova campanha para novos utilizadores.

Auto-invest

A Viainvest comunica que mudaram o auto-invest (sem a nossa autorização), isto porque segundo eles – não queriam interromper a rentabilidade para manter a taxa de juro anterior.

É claro que podemos colocar o auto-invest com um prazo pequeno, mas não irá apanhar nenhum investimento até o termo restante diminuir dos 182 dias até esse período que selecionaste no auto-invest.

No auto-invest coloquei um size de 100 mil, máximo de 100 por cada investimento, juros entre 11 e 14%, termos entre 1 a 60 dias, originator de LV, PL e SE/SW.

Conclusões

Tentei dar conclusões assertivas tendo em contas todos os aspetos negativos e positivos. É preferível ver o vídeo que está em anexo para considerar todos os detalhes que mencionei. No entanto, senti que algumas pessoas ficaram inquietas durante esta confusão do “upgrade”.

Isto só significa que não estão confortáveis com o seu investimento – logo para quem não se sente confortável é aconselhável levantar o dinheiro para a sua conta bancária.

Timeline

  • 00:00:00 O vídeo mais pedido este mês
  • 00:00:13 Asset-backed securities
  • 00:01:24 Evitar a dupla tributação
  • 00:02:28 Diretiva 2014/65/EU
  • 00:02:38 O “Upgrade”
  • 00:02:56 Auto-invest
  • 00:04:51 “Red Flags”/Cuidados
  • 00:06:09 Chamada de atenção
  • 00:07:37 Levantamento (teste)
  • 00:07:46 Estado financeiro
  • 00:19:23 O meu parecer/conclusão

Leave a Comment

Lucrar.pt