Boa tarde leitor. Devido à atual situação, partilho 2 opções que podem ajudar nesta altura aos valores atuais da inflação e o aumento da taxas de juro.
Introdução da inflação e taxa de juro na realidade atual
Há 30 anos que a inflação não atinge valores tão altos e todos nós sentimos o peso da inflação na carteira. No entanto, a inflação aumentou mas não podemos ignorar que a medida do banco central para controlar a subida dos preços é o aumento da taxa de juro.
Primeiro, o que é a inflação. A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços. Sendo que o aumento dos preços tem origem do desequilibro entre a oferta e procura, havendo muita procura e pouca oferta – aumentado assim os preços até encontrar um equilíbrio.
Isto é obviamente um problema, porque se tudo aumenta e o salário continua o mesmo, então no final do mês temos menos dinheiro para o mesmo nível de consumo.
Por esta razão, para controlar a inflação, aumentam a taxa de juro para os empréstimos e financiamentos ficarem mais caros. Pois se a disponibilidade ao dinheiro for inferior, reduz o consumo e consequentemente diminui a procura e incentiva à poupança.
Por exemplo, se as taxas estiverem altas, há menos pessoas a pedirem créditos pessoais para carros, férias, telemóveis, créditos habitação, etc.
Sugestão de ETF a estudar
Assim sendo, penso que neste momento faz sentido adquirir um ETF que funciona como hedging para taxas de juro europeias.
Para quem não sabe o que é o hedging: basicamente é utilizado para proteger e reduzir ou eliminar o risco de operações financeiras. Por exemplo contra o risco de grandes variações de preço de um determinado ativo.
Um bom para esta finalidade e não encontrei ainda um melhor na xtb, é o LYXOR BUND DAILY -x2 Inverse UCITS ETF. Este ETF pretende replicar uma estratégia de double short nas obrigações do tesouro alemão a 10 anos, com um cost ratio de 0.20%.
Alternativa
No entanto, caso esta opção seja demasiado arriscada então para uma opção mais conservadora com capital garantido temos os certificados de aforro.
Eu digo os certificados de aforro porque a taxa é determinada com base na Euribor a 3 meses. Logo, o aumento da taxa de juro contribui para uma maior rentabilidade nos certificados de aforro.
Eu já fiz um vídeo sobre os certificados de aforro e tesouro, e comparei ambos. Mas neste momento compensa mais os de aforro na minha opinião.
Espero que esta partilha possa ajudar algumas pessoas. Desejo uma ótima semana e bons investimentos!