Durante o meu secundário vendi vários logotipos, e na minha experiência, este tipo de logo era o que se consegue vender mais rápido e por um preço mais alto. Isto porque, pelo vistos, há muitos procura.
Qual é o tipo de logo?
É tipo mascote (mascot-logo), bastante popular entre ‘gamers’ e ‘eSports’. Quando procuras por ‘gamers youtubers’ irás encontrar alguns que utilizam um avatar/logo de um anímal ameaçador, ou algo típico deste logotipo.
A razão porque isto acontece é porque esta imagem se identifica com estas pessoas ou equipas. Na medida de intimidar o oponente (dar ‘rekt’ aos adversários).
Pois uma imagem tem muitos significados, e quando escolhem um logo mascote procuram que esteja relacionado com o nome da equipa, que seja feroz e intimidador, e que seja fixe (esta é a palavra mais indicada para este tipo de logos), pois a primeira impressão tem que criar um impacto e cativar ao ponto de não haver incertezas na compra).
Este tipo de logo tem características bastante comuns entre si, como a simetria, a limitação de cores – sombras e brilhos, recorrer a anímais (normalmente) como inspiração mas podemos também utilizar objetos, pessoas, formas, etc. Utilizar o ‘negativo’ a nosso favor, ou seja, brincar um pouco com os espaços vazios de forma a criar partes do corpo, ou até movimento.
Quais são os programas necessários?
Os programas que recomendo utilizar são o adobe illustrator (principal para fazer logotipos), e o adobe photoshop para desenhar (fazer o ‘sketch’) ou editar imagens não vetoriais. Pois o trabalho com vetor é sempre no illustrator. Obviamente que neste artigo não te irei ensinar como utilizar estes programas, mas existem vários tutoriais na internet que te podem ajudar.
Qual é o truque?
Depois de já saberes utilizar os programas (saber as ferramentas básicas – como a caneta, etc), irás utilizar imagens reais como principal fonte para criares os teus logotipos. E este passo é a chave para chegares longe, pois se encontrares uma boa imagem basta traçar as linhas exteriores e algumas interiores para teres a forma principal do teu logotipo.
Vou dar um exemplo, escrevi no google por “assassin”, provavelmente também tentei acrescentar keywords como “art”, “wallpaper”, “pinterest”, etc. Até encontrar esta imagem:
Como podes reparar a imagem é bastante ‘fixe’, e conseguimos imaginar os fortes contornos para obter a base do nosso logotipo. Então simplesmente, com o photoshop, utiliza o lápiz para traçar estes contornos.
Aqui pretendes que o contorno fique bastante grosso! Isto porque queres que, dentro da forma, haja espaços entre os ‘objetivos’ de forma a criar um efeito tipico deste logotipo. Senão irá ficar tudo muito colado.
Depois de traçares com a caneta no illustrator, e colocares as cores irás ficar com um resultado deste tipo:
Como fazer o brilho e sombras? Basta imaginares um lado do qual está a incidar a luz ou sombra, por exemplo, nesta caso escolhi o lado esquedo. Então fiz formas curvas (deverás quase sempre fazer formas curvas) imaginando se faz fisicamente sentido ou não. Para faciliar o trabalho deverás utilizar uma ferramenta chamada de “shape builder tool”.
Como coloco à venda?
Depois de teres o teu logotipo feito irás enviar uma mensagem ao @Premade no twitter, a perguntar em inglês o que acha do teu logotipo. Se disser que está bom então irá dar-te as instruções para poderes submeter na loja dele para posteriormente ser vendido.
Podes também não mandar-lhe mensagem. Mas para isso terás que vir aqui e preencher o formulário. Do qual terás que incluir o link do teu portfolio, e este terá que ter pelo menos 2 ou 3 logo-mascotes para mostrar o teu potencial.
Foste aprovado e agora?
Agora deverás entregar os ficheiros tal como é pedido, e deverás incluir uma imagem que representa o teu logotipo na loja, com a respetiva watermark deles (depois irão dar-te um template). Vou-te mostrar um exemplo de imagem representativa, e repara que está de forma a criar um grande impacto para ser rapidamente vendido. (Spoil: Foi vendido por 150$ em 2 semanas)