A minha Reserva de Emergência (PASSO A PASSO)

Olá leitor, aqui vai uma publicação que acredito que seja útil para alguns.

Neste momento os portugueses têm mais de 34 mil milhões de euros investidos em certificados de aforro. (anexo1: https://bpstat.bportugal.pt/serie/12561438)

Inclusive eu tinha até à pouco tempo, mas decidi levantar porque, para mim, a taxa de rentabilidade bruta de 3.5% não compensa (muito menos s reforços na série F que tem como base 2.5%).

CONDIÇÕES DA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Para criar uma MUITO BOA reserva de emergência é necessário as seguintes condições:

Haver muita segurança, preferencialmente com capital garantido ou proteções equivalentes;

Haver imensa liquidez e permitir levantar rapidamente para a conta bancária, preferencialmente estar disponível no próprio dia ou um dia útil após o pedido de levantamento;

A taxa de rentabilidade líquida ser, NO MINIMO, superior à taxa de inflação média anual do país onde vivemos. Neste caso é Portugal por isso deveria ser no mínimo superior a 3.3% (anexo2: https://bpstat.bportugal.pt/serie/5721550)

Existe também imensa ignorância de quem enfatiza que a reserva de emergência deve ter obrigatoriamente uma rentabilidade baixa, isto não é necessariamente verdade desde que haja os pontos que mencionei a cima.

VALOR DA RESERVA DE EMERGÊNCIA

O valor da reserva de emergência irá depender de cada caso, mas é aconselhável  que seja pelo menos 6 vezes o valor das despesas mensais. Ou seja, se tens um gasto mensal de 1000€ então a reserva deve ser pelo menos 6000€.

Se ainda não conseguires colocar este dinheiro de parte, então utiliza o método 50-30-20. Ou seja, 50% para despesas obrigatórios, 30% para despesas opcionais ou prazeres como jantar fora, passear, etc, e 20% para a reserva de emergência até cobrir 6 a 12 meses das despesas obrigatórias.

Caso não tenhas rendimentos suficientes para fazer esta divisão, então muda para 80-10-10, ou então tenta encontrar formas de aumentar os teus rendimentos. Eu já partilhei várias no meu canal.

PRIORIDADES

Lembro que se tiveres créditos pessoais com taxas superiores a 5% então esses são os primeiros a pagar.

E é claro, devemos sempre ter pelo menos 150% em liquidez no banco para as despesas recorrentes. E se levantas o dinheiro da reserva de emergência então mais tarde deves repor.

Isto é tudo o que queria partilhar para cada um constituir a sua própria reserva de emergência (caso ainda não tenha já feito). Irei também deixar aqui o vídeo onde coloquei os meus 17 mil euros que levantei dos certificados de aforro – https://youtu.be/pl4ym4awrUc?si=UrAHBdSw_qO1qVeD

Espero que seja útil e bons investimentos!

Leave a Comment

Lucrar.pt