Aprende Como Previ que iriam CORTAR os Dividendos (MPW)

Há 5 meses atrás dei a minha opinião sobre a MPW, porque surpreendentemente nessa altura era a ação mais comprada em Portugal.

E eu perguntei a mim mesmo o porquê de haver tantos portugueses a comprar este REIT tão repentinamente?

Depois de procurar, apercebi-me que houve vários youtubers estrangeiros e artigos a falar bem exageradamente e também erradamente.

Um erro tipico português:

Ou seja, de certo modo, há muitos portugueses a dar mais valor ao conteúdo lá fora, do que em Portugal. Mesmo que o youtuber ou escritor não tenha qualquer tipo de formação na área.

Infelizmente isto é algo tipicamente cultural, mas também porque alguns artigos ou vídeos estrangeiros podem ser mais apelativos ou bem editados, mas a verdade é que em termos de qualidade do conteúdo em si, fica muito aquém. Por isso a minha dica é que deves priorizar a qualidade do estudo partilhado, e não a nível de entretenimento.

Dito isto, vou partilhar contigo como previ que seria provável cortarem os dividendos, e consequentemente o preço do REIT continuar a cair.

O meu estudo da MPW (ver mais) e cuidados a ter

Como irei utilizar a MPW como exemplo, então vou partilhar partes do estudo de há 5 meses. Primeiro, procurar se existe processos abertos na respetiva empresa que pode impactar negativamente.

Depois ter muito cuidado se o “cash dividend payout ratio” estiver acima de 90%. Ainda por cima tendo em conta a mediana do setor.

De seguida ver o AFFO Payout ratio, sendo um REIT* é importante, e ter cuidado quanto mais elevado for. 81.69% é considerado elevado.

Depois ver se existe um endividamento muito superior aos capitais próprios, ou seja, se possível evitar quando o debt//equity é superior a 100%. Mas este rácio não é super importante porque cada caso é um caso, e dependo do setor que a empresa está inserida.

Depois ver se o interest coverage está dentro do que é considerado aceitável. E o “cashflow coverage” é exatamente aquilo que já vimos no segundo ponto, relativamente ao “cash dividend payour ratio”, por isso muita atenção a isto.

Também conseguimos ver se houve inside sell no último ano e assim ter uma perceção do que pode estar acontecer dentro da empresa. Porque se houver muitas vendas pode significar que algo negativo ainda está por ser relatado publicamente (04:42)

Eu também utilizei um modelo de avaliação apropriado para dividendos para confirmar que não seria uma boa compra segundo o meu estudo.

Aprende Como Previ que iriam CORTAR os Dividendos

Assim sendo, mesmo que seja um dos maiores fundos de investimento imobiliário no setor da saúde e que pudesse ter um dividend yield muito apelativo. Não é o suficiente para comprar “cegamente”, que foi o que muitos portugueses fizeram.

Para além que isso também implicou uma queda dos 7.66 até o valor atual, que é uma queda superior a 10% numa questão de 5 meses, para além do corte dos dividendos.

Quero desde já alertar que não sou pessimista nem otimista. Inicialmente quando vi tanto hype em torno deste REIT também queria comprar.

Pois se está a um preço tão inferior e tinha um dividend yield tão aliciante, então porque não? Mas depois de estudar e apresentar todos os pontos que referi, então fez me não cometer esse erro.

Corte dos dividendos

Agora teve o tal corte nos dividendos de 50% aproximadamente, e por alguma razão o titulo dos artigos é logo insinuar que este corte pode ser positivo. Em vez de entregar simplesmente a notícia do tal corte. Parece de certo modo, noticias com alguma manipulação na informação.

A verdade é que é preciso algum tempo para estudar o desempenho da empresa após o corte, e não assumir logo que pode ser bom. Por isso no futuro irei novamente estudar esta empresa para entender se poderá ser uma boa altura.

Obrigado pela leitura e até uma próxima!

Leave a Comment

Lucrar.pt