Quais são os Melhores ETFs (Vantagens, Estratégia, Como Investir e o que é um ETF)

Olá, o meu nome é Gustavo e hoje vou partilhar a minha opinião de quais os melhores ETFs a investir. Sendo que ainda não temos acesso a etfs americanos devido à legislação Mifid II.

Logo, vou já dizer que os etfs não são o meu primeiro nem o segundo investimento favorito. Mas isto também está relacionado com o meu nível de risco.

O que é um ETF?

Primeiro, se não sabes o que é um ETF: É um conjunto diversificado de ativos. E este fundo pode ser composto por ações de um setor especifico, ou ações com o maior valor de mercado (market cap) dentro de uma certa bolsa, ou pode seguir o movimento médio de um conjunto de reits, ou até do desempenho de criptomoedas.

Mas por palavras super simples, se uma ação for uma peça de fruta então um ETF é um cabaz. O que simplica muito para quem tem pouco conhecimento pois se não gostar de manga ou kivi, tem lá sempre uma maça ou pêra.

Ou seja, se houverem ações a ter um mau desempenho poderá haver outras que estão a ter um bom desempenho e equilibram o ETF de forma a não desvalorizar muito ou valorizar um pouco.

Dito isto, quanto maior for a diversificação maior é a segurança a nível de mercado. A não ser que seja uma altura em que o mercado no geral está em queda, aqui pode haver quedas mais acentuadas que o normal. Mas aconselho a ter “sangue frio” e reforçar o investimento nas maiores quedas pois poderão ser grandes oportunidades.

Vantagens

E quais são as maiores vantagens? Para além dos ETFs terem uma maior segurança, serem um investimento passivo e tenderem para valorizar em longo termo, também conseguimos poupar em comissões e receber dividendos dos mesmos.

Sendo que estes podem ser distributing (ou seja, recebes os dividendos na corretora) ou accumulating (ou seja, os dividendos são reeinvestidos no próprio ETF, o que contribui para a sua valorização).

Em termos fiscais o accumulating é melhor porque não é necessário declarar todos os anos, apenas quando venderes e obteres a mais-valia. Sendo que no distributing terás que declarar os ganhos provenientes dos dividendos no ano seguinte.

Dito isto tudo, passamos agora para o meu TOP 3 dos melhores ETFs a investir para longo termo, sendo que no futuro pode mudar e estas alterações irão estar apenas e exclusivamente no curso como investir do 0 no site lucrar.pt.

Top 3

Em primeiro lugar é o ishares core s&p500, basta colocar na degiro CSSPX. E conseguimos ver na ficha técnica que é accumulating, logo tens aquela vantagem que referi anteriormente a nível de fiscalidade. As rentabilidades são semelhantes mas este é um dos que tem a maior. Nos ultimos 365 dias valorizou cerca de 32%. Mas infelizmente não está na lista dos etfs sem comissões na degiro.

Em segundo lugar, sem dúvida alguma, é o iShares MSCI WOR A (ou IWDA) que é idêntico ao ishares core msci world ucits etf mas está na lista dos etfs sem comissão na degiro (isto significa que a tua primeira transação de cada mês de um destes ETFs é gratuita independentemente do tamanho). E para além disso é accumulating e com uma rendabilidade nos ultimos 365 dias de 28%.

O terceiro lugar é para quem deseja um distributing etf, e a menção vai para o HSBC MSCI WORLD (ou WRD) da bolsa Euronext Paris. Pertence aos etfs sem comissão na degiro e com uma rentabilidade nos ultimos 365 dias de 25%. Saliento que este top 3 tem um risco de nível 5 de 7 devido às flutuações do preço, o que para mim é perfeito.

Como investir?

Se não sabes como comprar estes ETFs ou que corretora utilizar então irei deixar um vídeo da plataforma que recomendo e tudo sobre a mesma.

Estratégia

E de que forma podes investir nos ETFs? Então em vez de investires um grande montante de uma vez em um ou mais etfs podes, se assim quiseres, seguir uma estratégia popular chamada DCA, que significa dollar cost averaging.

E o que fazes aqui é simplesmente investires em menor quantidade nos ETFs, mas mensalmente. E assim irás estar a diminuir o impacto da volatilidade, isto porque estás adquirir em espaços de tempo diferentes onde o preço provavelmente já subiu ou desceu, e que depois irá resultar numa média destas aquisições.

Isto é ótimo para quem não sabe, não consegue ou não tem tempo de utilizar análise técnica. E também porque se for mensalmente é possível tirar um pouco do ordenado todos os meses para este fundo que poderá rentabilizar bastante ao fim de vários anos.

Para acabar quero dar um pequeno aviso, não invistas dinheiro que poderás precisar num futuro próximo. Este tipo de investimentos são de longo prazo e por isso devem ser mantidos e reeinvestidos ao longo de vários anos.

Aproveito também para dizer que faço vários tipos de investimento, dos quais destaco renda fixa, ações e forex para o meu nível de risco. Se tiveres interessado então acompanha-me no youtube.

Até uma proxima.

Leave a Comment