Portfolio de Dividendos – Vantagens e Desvantagens

Hoje vou falar das vantagens e desvantagens sobre ter um portfolio de dividendos, e dependendo do vosso feedback – poderei criar uma série e começar a compor um portfolio público unicamente de dividendos aqui na Trading212: de forma que os mesmos paguem despesas comuns como a eletricidade, água, telecomunicações. etc.

O que são dividendos?

Antes de mais, o que são dividendos? Então, se comprares uma ação – tens uma parte do capital de uma empresa da qual permite obter direitos económicos. Se a mesma distribuir dividendos, porque nem todas distribuem, tens direito a uma parte do lucro que é distribuídos pelos acionistas (proporcional à quantidade de ações que detém) – sendo esta uma forma de retribuir pelo capital investido.

Em poucas palavras, recebes pagamentos da empresa por ter ações da mesma (normalmente de 3 em 3 meses), caso essa empresa pague dividendos.

2 datas e 2 rácios

Assim sendo para começar, vou esclarecer 2 datas e 2 rácios que são muito importantes ao receber dividendos:

EX-DIVIDEND DATE

1 dia antes do ex-dividend date é o dia máximo para o qual podes adquirir a ação e receber os próximos dividendos no  Payout date. Muita atenção! NÃO inclui o dia do ex dividend date.  Pois se adquirires na data do Ex dividend date já não recebes os próximos dividendos. Ou seja, a data limite é um dia antes.

DIVIDEND YIELD

O dividend yield é o rácio entre o anual payout (que é a soma de todos os dividendos pagos num ano) e o preço da ação. Ou seja, no fundo é uma forma de ver o retorno anual caso tudo o resto permanecesse constante (inclusive o preço da ação).

PAYOUT RATIO

O payout ratio também é imporante saber porque é o rácio entre os dividendos distribuídos e o resultado liquido da empresa. Imagina que uma empresa tem um resultado liquido de 10 milhões, e distribui 5 milhões em dividendos pelos acionistas. Isto significa um payout ratio de 50%. Ou seja, no fundo mostra o esforço que a empresa tem para pagar aos acionistas. Imagina que o payout era superior a 100%, isso significa que o lucro liquido da empresa não é o suficiente para pagar aos acionistas, e provavelmente irão tirar da liquidez da empresa. Isto é um mau sinal.

DIVIDEND FREQUENCY

Por fim, algo importante em ter em conta é o dividend frequency, pois se for Quarterly que é pagamento trimestral então queremos saber o Payout Date. Porque assim vamos conciliar com o payout date de diferentes empresas de forma a receber dividendos todos os meses. E desta maneira pagar a contas todos os meses a partir desses dividendos mensais.

Pronto, outros pontos a ter em consideração na escolha das empresas será análise técnica, o cálculo do valor intrínseco, e também contextualizar no situação macroeconómica. Mas a escolha das empresas irá ser feita mensalmente numa nova série, caso seja algo do vosso agrado.

Desvantagens

Agora sobre as desvantagens de ter ações que distribuem dividendos:

Primeiro, irás sempre pagar impostos sobre essas mais-valias no ano seguinte, neste momento é de 28%, e estes rendimentos são obrigatórios declarar no IRS – mas, por exemplo, a Trading212 dá um documento anual para ajudar as declarar as mais e menos valias.;

Segundo, a valorização das ações é sempre afetado, porque se estão a distribuir os lucros então não estão a reinvestir esse dinheiro no negócio. Logo é normal que ações que distribuem dividendos não valorizem tanto como ações que não distribuem, mas claro que existe exceções.

Terceiro, as politicas dos dividendos podem alterar a qualquer momento. Ou seja, não é por agora estarem a distribuir – que irão distribuir o mesmo valor daqui a um ano, podem inclusive parar de pagar dividendos.

Quarto, também existe um risco superior se o payout ration for muito elevado, porque como já expliquei – podem estar a diminuir a liquidez da empresa ou endividar a mesma. É preferível evitar empresas com um elevado payout ratio (normalmente acima de 40 ou 50% já começa a ser insustentável na minha opinião).

Vantagens

E as vantagens, quais são?

A primeira é a mais óbvia, é uma fonte de rendimentos passiva. Ou seja, podes utilizar esse dinheiro para pagar contas ou guardar na tua conta bancária.

A segunda é o custo de oportunidade, ou seja, podes pegar no dinheiro dos dividendos e reinvestir em algo, que  segundo a tua análise, pode ser uma boa oportunidade – por exemplo, uma ação subvalorizada.

Terceiro, para além de estares a ganhar dinheiro com os dividendos, também podes ganhar com a própria valorização da ação, se a mesma valorizar.

Quarto, receber dividendos pode diminuir o risco pois é possível juntar até fazer o breakeven do investimento, sem a necessidade de vender ações.

Quinto, reinvestir os dividendos na própria ação para criar o efeito de juro composto e ir recebendo ainda mais dividendos;

Sexto, pode ser visto como hedge contra a inflação.

Empresas portuguesas para dividendos?

Agora na escolha das empresas, vou primeiro explicar porque devemos pensar 2 vezes antes de investir em empresas portuguesas:

Segundo esta publicação, 90% das empresas cotadas no PSI-20 sediaram na Holanda, de forma a não pagar parte dos impostos em Portugal pois a Holanda tem um sistema fiscal mais favorável para as empresas. Atenção que estes valores dizem respeito aos dividendos pagos aos acionistas e não aos impostos pagos na Holanda. No entanto, deves colocar na balança se eticamente o possível retorno compensa. E depois também avaliar quem detém a maior parte das ações da respetiva empresa. Pois, especialmente empresas portuguesas (havendo algumas exceções), são muito centralizados e facilmente manipuláveis.

Lista de ações para dividendos

Assim sendo, para procurar empresas que pagam dividendos vou começar por utilizar a ferramenta da trading212. Clicar no botão da lupa, clicar em stocks e depois a opção DIVIDEND. Mas é claro que vou filtrar a lista.

Aqui conseguimos ver a lista de empresas que pagam dividendos, e para além disto – se clicarmos no nome e depois all ratios – conseguimos ver muitas das informações necessárias, inclusive o payout ratio se formos a Financial Strengh (o TTM que vês aqui significa com base nos dados dos últimos 12 meses consecutivos e é este que terei em consideração).

Ação gratuita até 100€

Caso ainda não tenhas conta na Trading212, podes criar normalmente e validar os dados, e depois se fores à secção “promo code” e escreveres 100STOCK, irás ganhar 1 ação gratuita até 100€, mas primeiro tens que depositar 10 euros e validar a identidade. A ação pode ser logo vendida, mas não podes levantar o dinheiro até passar 30 dias.

ETFs distributivos

Por fim, na minha escolha das opções que considero terem melhores dividendos para o respetivo risco – eu também posso escolher ETFs e não apenas ações. Ou seja, antes de escolher etfs acumulativos, escolho distributivos.

Agora, sobre as ações ou etfs que irei adquirir – isso irá estar na nova série, mas apenas caso TU digas nos comentários ou por mensagem privada, que realmente é algo que te interessa ver.

DIVIDEND KING

Posso já dar um pequeno “spoil” que algumas das minha escolhas poderão estar na lista dos DIVIDEND KING – que são empresas que têm aumentado o pagamento dos dividendos ao longo de 50 anos consecutivos, ou mais.

Se isto é algo que te interessa então escreve nos comentários no seguinte vídeo:

Obrigado pelo tempo de leitura.

Leave a Comment

Lucrar.pt