Como Comprar um Carro e Vender com Lucro

O mercado automóvel é um dos mais difíceis e é necessário muita paciência. No entanto, como quero tentar dominar todos os mercados fiz um Vlog como comprar um carro e vender com lucro.

Como Comprar um Carro e Vender com Lucro

Comecei inicialmente por definir um budget (orçamento). Ou seja, eu queria que o valor do carro rondasse entre os 10 mil euros. No entanto, queria obter por um valor muito inferior para depois conseguir facilmente vender.

Logo a chave principal para ter sucesso está logo no início, é comprar por um valor muito inferior ao preço de mercado. Obviamente que não é fácil, mas terás que ter muita paciência e veres novas ofertas todos os dias (e fazer negociações).

Ainda existem os principais cuidados a ter! Isto é, mesmo que consigas por um preço muito inferior terás que verificar se não será necessário substituir nenhuma peça nem reparar algo. Pois isto poderá ter um grande custo que torna rapidamente a tua compra num grande prejuízo.

Quais os melhores modelos de carros pelo budget pretendido?

Aqui terás que fazer uma boa pesquisa no google e ver o preço médio dos carros usados que rondam o teu budget.

O que eu fiz para poupar algum tempo foi pedir no meu Instagram recomendações de modelos entre os 10 mil euros e depois verificava na internet.

As recomendações que obtive foram o Honda VTI, Audi A3, Alpha Romeo Mito, Audi A5, BMW 120 caixa automática, etc.

Mas os modelos que tive maior interesse foram o BMW 320D, Honda CR-Z e o Lexus IS Luxury. As principais razões que me fizeram escolher este modelos foi a aparência desportiva, a potência, cilindrada, e a fiabilidade.

Quais as melhores apps e sites para procurar ofertas?

As apps e sites que utilizei para procurar ofertas de carros e fazer negociações foram:

  • OLX Portugal
  • AutoUncle
  • Standvirtual
  • Trovit Autos
  • Facebook Marketplace

Eu experimentei todas mas a que gostei mais, pois havia uma maior flexibilidade na negociação, foi o Facebook Marketplace.

Ainda utilizei outra aplicação para ver alguns dados sobre qualquer carro apenas com a matrícula que se chama “What Car Is That?”.

Como fazer negociações?

Nesta parte terás que fazer ofertas um pouco ‘ridículas’. Ou seja, terás que fazer inicialmente ofertas baixas e depois pessoalmente ou virtualmente ainda apontar todos os aspectos negativos que encontres para baixar mais o preço.

Por exemplo, podes começar por ver carros usados com alguma quilometragem. No entanto, estuda primeiro qual a média máxima de quilómetros que já é considerado muito.

No Honda CR-Z acima de 150 mil km já é considerado muito. Isto porque pode ser preciso, nos próximos 50 mil km, ser necessário trocar a bateria. E trocar a bateria deste híbrido poderá ter um custo entre 3 a 5 mil euros. Para além de outros cuidados a ter.

De qualquer forma, a minha decisão final do modelo que pretendia era o Lexus IS220D Luxury. Isto porque gosto da aparência, da potência e é uma das marcas com a maior fiabilidade (marca de luxo da Toyota).

No entanto, temos que ter atenção a outros factores como a procura e a oferta. Este modelo tem pouca oferta e pouca procura. Ou seja, como tem pouca procura é possível negociar por bons preços. O ideal para comprar por um preço muito inferior seria haver muita oferta e pouca procura (mas depois seria difícil vender).

Cuidados a ter na compra

Eu vou utilizar o meu exemplo, fui de Setúbal até o Porto (no autocarro foram 5 horas de viagem), e queria ter a certeza que não iria lá perder tempo. Então o que fiz foi fazer todas as perguntas ao telemóvel, pedir fotografias e registos que verificassem o que era dito.

Comecei por fazer uma lista de coisas a verificar, neste modelo as minhas principais preocupações eram:

  • O 5º injetor
  • Se o DPF e EGR estavam limpos
  • Se as peças mais caras foram trocadas recentemente (como a correia de distribuição)
  • Riscos e desgaste
  • Quando foi a última revisão e o que era necessário trocar na próxima revisão

Adicionalmente verifiquei que os filtros e a bateria tinham sido trocados recentemente, para além que a próxima revisão seria só daqui a 10 mil km. No entanto, o carro encontrava-se com alguns riscos então ainda inclui a pintura na negociação.

Negociação final

O preço inicial (antes do COVID19) estava a 10850 euros, durante esta fase o preço desceu para 7950 euros. E ainda consegui negociar por telemóvel e chat a descer para 7500 euros mais a pintura. Depois quando lá cheguei revi os restantes detalhes e desci para um mínimo de 6990 euros.

Os pontos negativos que ainda foram considerados para baixar mais o preço foi um pouco de desgaste adicional encontrado, algum barulho na zona da chapeleira e as colunas não estarem em perfeito estado.

Em suma, de 10850 para 6990 euros é um bom negócio pelas condições apresentadas. No entanto, eu diria que os aspectos que menos gosto são o grande consumo de 10.4 (gasóleo) e as colunas fazer algum ruído em certas notas ou quando o som está alto.

Um último ponto a favor é pagar apenas 65 euros pelo IUC por ser de abril 2007. Admito que neste aspecto tive sorte por poucos meses senão teria que pagar mais de 200 euros anualmente.

Melhor seguradora (bónus)

Também tive a experimentar várias seguradoras e sem dúvida que a mais barata + benéfica no meu caso era a Logo.

Agora a segunda parte deste artigo será actualizado quando vender o carro em alguns meses. Neste momento estou apenas a usufruir ao máximo e aproveitar até os 350 mil km, pois até lá a depreciação é quase nula na curva temporal actual deste modelo.

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