Hoje quero apenas perguntar se preferes Growth ou Value Stocks?
Growth stocks
Os Growth stocks são ações que apresentam um elevado potencial de crescimento e normalmente não pagam dividendos.
Preferem focar a sua política de investimento na expansão e desenvolvimento da empresa, e nas metas a médio-longo prazo.
No entanto, o problema é que este “Potencial” já está muitas vezes refletido no preço. É por isso que vemos rácios tão elevados, como o “Price to Earnings ratio” da Amazon ou da Tesla, por exemplo.
Resumindo, investidores que preferem growth stocks maioritariamente não se importam com os fundamentos nem com o preço atual da ação, pois estão focados no crescimento e no futuro potencial da empresa que poderá ter um desempenho muito superior ao mercado.
Value stocks
Por outro lado, temos os Value stocks que são empresas cujo seu valor intrínseco (ou valor justo por ação) é superior ao preço atual da respetiva ação.
Por exemplo, uma ação do Paypal está a cerca de 77$, SE o valor justo por ação for 100$, então estamos a comprar abaixo do valor intrínseco.
Isto significa que no médio-longo prazo pode atingir este valor justo e pode resultar numa mais-valia significativa.
Ou seja, normalmente quem prefere Value stocks procura ações mais estáveis, subvalorizadas, previsíveis, com bons fundamentos, com uma boa posição financeira e fluxos de caixa positivos.
Vantagens e desvantagens
Ambos têm vantagens e desvantagens como já conseguimos entender. No entanto, existe uma disputa entre estes dois tipos de investidores – porque num lado criticam que se está “barato” é porque pode ter pouco potencial, e noutro lado criticam que há muita especulação e risco desnecessário.
Qual é a tua preferência?
Assim sendo, qual é a minha preferência? Bem, quem me acompanha já deve saber a resposta. Eu não tenho um clube favorito. Prefiro diversificar entre as ações que me apresentam uma melhor oportunidade para o respetivo mês, seja growth ou value stocks.
GARP
No entanto, eu tento nunca comprar growth stocks que estão sobrevalorizadas. Ou seja, eu faço algo que se chama GARP – “GROWTH AT A REASONABLE PRICE”.
Agora aproveito para perguntar novamente: qual é a tua preferência (e porquê)?
Esta publicação é uma ‘pequena parte’ do meu último vídeo. Assim sendo, aproveito para partilhar um dos gráficos (a rentabilidade dos Growth vs Value).
Bons estudos e bons investimentos.
E para quem vai ao evento organizado por mim este sábado – até breve. Farei o meu melhor para que supere as expetativas.