Quero apenas partilhar alguns dos critérios que mais tenho utilizado com o objetivo de receber dividendos.
Isto porque faltam poucos meses para completar 1 ano (desde o início de série de dividendos) e os resultados têm sido superiores ao esperado, até o momento.
Dividendos
O objetivo é, para além de receber bons dividendos, que as respetivas aquisições tenham uma valorização significativa no longo prazo.
Critérios 1
Inicialmente apenas verificava se a respetiva ação pertencia aos “Dividend King” e “Aristocrat”, um dividend yield superior a 4%, um payout ratio inferior a 80%, um debt/equity inferior a 100%, P/B Ratio inferior a 3, etc.
Para além de utilizar análise técnica (níveis de suporte/resistência, indicadores de curto, médio e longo prazo, etc) e análise fundamental (mais rácios para além dos mencionados e o cálculo do valor justo de diferentes fontes e modelos).
Meses depois decidi aumentar o “nível de exigência” relativamente ao dividend yield, de forma a pagar despesas comuns como eletricidade, água, internet e afins.
Critérios 2
Comecei a repartir as minhas aquisições entre ações com elevado potencial e REITs com um elevado dividend yield + boa expetativa de crescimento.
Ou seja para além dos critérios anteriores, dei um maior foco ao AFFO Payout Ratio (inferior a 90%), Interest Coverage (superior a 2.50), e especialmente nos modelos DDM e Multiples Price/AFFO.
No Seeking Alpha, em Dividend Safety, consegues encontrar alguns dos rácios que mencionei.
Resultados
Os resultados estão a ser: um dividend yield médio de 7%, portfolio beta de 1.2, e uma continua valorização até o momento (sem contar com as variações cambiais).
Distribuição de Dividendos
Para além disto, também tenho em atenção o equilíbrio da distribuição de dividendos.
Ou seja, se há um período trimestral que recebe menos dividendos que os restantes então tento encontrar o ativo mais indicado para o meu perfil (sendo o investimento antes do ex-dividend date, e o payout date de acordo com a frequência trimestral nos meses que o portfolio recebe menos dividendos).
2 websites que ajudam nas datas são TipsRanks e DividendStocks que partilhei no último episódio: https://youtu.be/woBVn5Y7PKw
Espero que estas informações possam ajudar e desejo uma boa semana!