Trimestralmente faço o ponto de situação das ações que invisto e já passaram 6 meses.
Investir para Iniciantes
Análise ao Novo Portfolio (parte 2)
(O portfolio público está na lição 0 do curso “Como Investir do 0” no site Lucrar.pt)
Invisto cerca de 100 a 600 euros mensalmente, um valor que considero acessível e indicado para a estratégia DCA 2.0
Parte #2 do Portfolio
A minha estratégia é para longo prazo, tendo em mente oportunidades que podem surgir no curto/médio prazo.
Dito isto, as ações que investi neste último trimestre foram:
- FB
- AUY
- PFE
Por fim, no final de fevereiro foi a VZ e a PEP. Mas ainda estão ‘frescas’ pois só passou 1 semana desde o investimento.
ANÁLISE RESUMIDA
- O FB é uma empresa estável e com potencial de crescimento. Logo quando atingiu o nível de suporte próximo dos 254$, adquiri e conciliei com a estratégia do relato dos ganhos. O relato foi bom mas não tão bom como era expetável, e acabou por ‘evaporar’ cerca de 10% do lucro. A nível fundamental tem um P/E que considero um pouco alto. No entanto, tendo com conta os dados contabilísticos e de mercado para o cálculo do valor justo com base em várias fontes poderá ter uma possível valorização de +11%.
- AUY e PFE foram outras 2 ações que encontrei algum potencial e tentei conciliar com a estratégia do relato. A nível de análise técnica, expliquei que não era a melhor altura para comprar mas que podiam trazer ótimos retornos no longo prazo. Infelizmente o ouro acabou por cair e ‘arrastou’ a AUY para baixo. Neste momento, estou negativo em ambas mas como considerei a forte possibilidade de queda no curto prazo então investi menos para reforçar muito mais quando chegar a certos níveis que já foram calculados.
- Segundo o meu conhecimento, a VZ este mês pode ser uma melhor oportunidade que AT&T. Sendo que o cálculo do fair value da VZ com várias ponderações de diferentes fontes (incluindo o meu ficheiro 2.0) mostra uma possível valorização percentual bastante aliciante.
- Por fim, a PEP que teve uma enorme queda e pode continuar a cair, está a entrar em valores que considero serem bons para investir no longo prazo. A debt/equity pode ser uma preocução, mas neste setor não me preocupa muito, apesar de considerar alto. Tem um debt/equity um pouco superior a 3, no entanto numa perspetiva de empresas comparáveis preferia que fosse apenas um pouco superior a 2 como a KO. O endividamento muitas vezes é algo que impacta positivamente a empresa desde que haja o cuidado com a alavancagem financeira (isto pode ser visto ao dissecar o ROE na análise de dupont).
Isto foi apenas um pequeno resumo e análise das ações investidas. Espero que ajude e/ou elucide em quaisquer posições nestas empresas.
Aproveito para mencionar que tenciono fazer o Top das ações portuguesas no final deste mês ou no próximo. Pois estou a entrar num novo projeto relacionado com energias renováveis mas ainda está numa fase muito inicial.
Desejo a todos bons investimentos!
Saliento a importância de aprender e adquirir conhecimento antes de investir!