Contratos de Futuros em Crypto (introdução) – Coinex

É a primeira vez que abordo sobre contratos de futuros em crypto devido à sua complexidade e elevado risco.

O que são?

Contrato de futuros é um acordo entre dos investidores que obriga um lado a comprar ou vender um ativo em um período específico, por uma certa quantia e a um certo preço.

Basicamente, é semelhante a CFDs, mas no caso da Coinex a alavancagem nas criptomoedas pode ir até 100x (o que torna uma opção muito arriscada).

Nível de risco

Se tivesse que fazer uma lista a comparar os diferentes níveis de risco de vários produtos, tendo os ETFs como base, então seria: ETFs < Ações Estáveis < Penny Stocks < Crypto < P2P < Opções < CFDs < Forex < Contratos de futuros em Crypto.

Logo, já conseguimos ter uma noção do quão arriscado consegue ser.

Comissões na Coinex

As comissões dos contratos de futuros em crypto na Coinex podem ser encontradas no seguinte link – https://www.coinex.com/fees?type=perpetual&market=normal

Ao ter pelo menos 1000 CET, a criptomoeda desta plataforma, a comissão desce um pouco. Pois existem diferentes níveis de VIP.

No entanto na prática, quando é utilizado alavancagem, multiplicamos proporcionalmente o valor percentual da comissão. Pois é esse o impacto real aproximado que terá.

Linear vs Inverse

Existem 2 tipos de contrato de futuros em crypto – linear e inverse.

Por palavras simples, a diferença entre os dois é que no ‘Linear’, no caso da Coinex, é necessário USDT pois é o que está à direita do par (por exemplo, BTCUSDT). O seguinte artigo tem mais detalhes sobre o tipo ‘Linear’: https://www.coinex.com/fees?type=perpetual&market=normal

No ‘Inverse’ é o que está à esquerda do par. Por exemplo, no BTCUSD é necessário ter BTC para abrir a posição. Neste momento, a Coinex apenas tem 2 opções BTCUSD e ETHUSD.

Logo, a escolha com uma maior variedade de opções é o ‘Linear’. No entanto, lê o seguinte artigo pois tem mais detalhes sobre o tipo ‘Inverse’: https://support.coinex.com/hc/en-us/articles/360018105374-CoinEx-Inverse-Futures-Contracts-Trading-Rules

FAQ/QUIZ

Ao entrar na página dos futuros irá aparecer um “risk disclaimer” que deves ler atentamente e um vídeo guia para te explicar o básico sobre os futuros.

No entanto, o mais importante são as perguntas pois são pertinentes (fazem parte do FAQ). As questões são as seguintes:

  1. Sobre a diferença entre os contratos lineares e inversos. Basicamente o que foi explicado anteriormente (BTCUSDT) – linear é o par do lado direito (USDT) e o inverso é o par do lado esquerdo (BTC).
  2. O segundo ponto é sobre a diferença entre ‘cross margin’ e ‘isolated margin’. O ‘Cross Margin’ utiliza os recursos da tua posição mais o saldo que tens na conta de futuros se necessário, enquanto o ‘Isolated margin’ utiliza apenas os recursos da posição. Por um lado, o ‘Isolated’ é mais seguro mas dá menos margem e pode fechar (liquidar) a posição mais rapidamente. Logo, tens que ponderar os dois lados.
  3. O terceiro é sobre o valor considerado quando a posição é liquidada (normalmente quando atinge um limite de prejuízo com base nos recursos da posição ou conta de futuros) – que é o “mark price”.
  4. O quarto é sobre o rácio do risco da liquidação. Ou seja, recebemos um aviso quando atinge 70% da perda total antes de fechar automaticamente (liquidar) a posição.
  5. O quinto é sobre o máximo de risco associado na prática. Ou seja, o máximo que podemos perder são os fundos que passamos para a conta de futuros na Coinex, não da conta “Spot”.

Após completares as 5 questões, podes avançar para a página de futuros.

Tipos de ordens

A que mais utilizo é a ‘market order’ pois executa a ordem instantaneamente ao preço atual do mercado. É ótimo para mim quando quero abrir e fechar posições rapidamente.

A ‘limit order’ é quando queres definir um preço para o qual irá executar a ordem quando atingir tais valores.

No entanto, existem vários tipos como “always valid” – a posição irá ficar aberta até ser totalmente preenchida.

O ‘immediate or cancel’ – permite fechar parte da posição que não tenha sido imediatamente preenchida.

O ‘Fill or kill’ é caso não consiga preencher a posição toda então “mata” a ordem e não executa a mesma.

Conclusão

Após entendermos as ferramentas ao nosso dispor, temos duas opções “comprar” ou “vender” dependendo se queremos lucrar com a subida ou queda. Depois, no lado direito, temos o botão ‘close position’ quando quisermos fechar a nossa posição.

Mas previamente deves fazer um vasto estudo e definir uma estratégia antes de pensar em abrir uma posição. Limitar as perdas e traçar uma zona do qual te sentes confortável com os possíveis ganhos.

No entanto, lembro que existe uma comissão ao abrir e fechar a posição tal como vimos anteriormente. Logo, tem todos estes pontos em consideração e bons estudos.

Leave a Comment

Lucrar.pt