Passo a Passo COMPLETO como ser Uber/Bolt (TVDE)

Rentabilidade

Estes foram os ganhos a conduzir um dia inteiro como TVDE na BOLT, em 11 horas de trabalho.

Eu sei que parece Top mas não é assim tão bom, por isso vê até o fim porque nesta publicação não vou só ensinar quanto dinheiro podes ganhar já a contar com as despesas, mas também:

  • todos os passos para ser motorista TVDE na Bolt ou na UBER,
  • ter uma empresa e ser gestor de frota,
  • ter todos os documentos, custos e tempo de demora
  • e também vou aproveitar para mostrar a minha primeira vez quando se começa e algumas interações com os passageiros.

Despesas

Eu vou utilizar o meu exemplo, o KIA RIO de 2021 tem um gasto médio de 5.81 litros por 100 km segundo o site oficial da KIA.

A gasolina 95 neste momento está 1.644€ por litro na Repsol.

Ou seja, utilizando a regra de 3 simples (5.81/100*1.644=0.0944): estou a gastar aproximadamente 10 cêntimos por cada KM. E o rendimento bruto de 1 dia em Setúbal foi os tais 197.03€.

Comissão da Bolt e Uber

Mas ainda temos de ter em conta que a Bolt fica com uma comissão de 20% deste rendimento (a Uber é uma comissão até 40%). Para além que se contabilizarmos o custo atual do carro em leasing então fui procurar e encontrei uma oferta exclusivo TVDE com um limite de 90 mil km por ano por 648€ por mês.

Ou seja, é o equivalente a 21.60€ por dia. Mais o seguro de “TVDE” que não está incluído neste plano, e eu liguei para confirmar que realmente não incluiem, e esse seguro adicional obrigatório custa 1600€ anuais no meu caso, que é o equivalente a 4.38€ por dia.

Mas penso que também existe opções de leasing, carsharing ou renting com este seguro incluído mas pode ficar mais caro. É uma questão de fazeres um estudo para identificar qual poderá ser o melhor carro e plano para ti.

Custo total

Contas feitas, mais as portagens, dá um total de (197.03 – 20%*197.03=39.40 – 413*0.10=41.3 – 21.6 – 4.38 – 3.75 = ) 86.60€ por dia, que representa neste caso 86.60/413= ~0.20€ por KM tendo em conta todos os custos. 

E não podemos esquecer dos impostos, mas como depende muito da faturação então deixa para o teu contabilista certificado – que trata disso e da contabilidade da tua empresa.

Como ser motorista TVDE (e custos)

Agora passamos provavelmente à parte mais importante, que é como ser motorista TVDE e quais são os custos.

Primeiro é necessário teres carta de condução, há pelo menos 3 anos na categoria B, para fazer o curso de motorista TVDE. Eu fiz na Segurança Máxima em Lisboa. Este curso é de 50 horas (26 presencial e 24 online).

Faz-se rápido, mas ainda tens que abdicar de dois dias e meio para aulas presenciais (que basicamente não se fez nada além de exames de condução numa turna quase toda de imigrantes que pouco percebem a nossa a língua),

E depois nos módulos online tinha um temporizador obrigatório, mas lembro-me que havia um bug de clicar várias vezes na pausa e no botão de continuar muito rapidamente, e depois o temporizador terminava num instante.

Continuando, paguei 198€ na inscrição, 35€ pelo atestado médico, 45€ pelo exame psicotécnico.

Exame Psicotécnico

O meu exame psicotécnico foi só 3 testes:

  • o primeiro era clicar na forma geométrica correta assim que aparecia,
  • o segundo era decorar 2 veiculos em 8 e clicar num botão sempre que aparecia um deles,
  • o terceiro teste era clicar no botão correto correspondente à cor verde, vermelho, amarelo ou azul quando aparecia no ecrã.

Depois 55€ à escola de condução pelo serviço de averbamento do grupo 2 na carta de condução,

Emitir o cartão de motorista TVDE

E quando completei o curso e obtive o “certificado de formação” pela escola, ainda tive que seguir estes passos para emitir o cartão de motorista TVDE:

  • 1.entrar no site do IMT com a chave movel ou credenciais das finanças,
  • 2. Registar utilizador,
  • 3. No guia não está atualizado mas basta clicar em transportes, certificado, e tipo de pedido é certificado de motorista TVDE e preencher.

Por fim dão uma entidade e referência pois é necessário pagar 27€ pela emissão do cartão de motorista TVDE.

Custo total

Bem, contas feitas, então o total que paguei foi (198+35+45+55+27=) 360 euros para ser motorista TVDE, sem contar com os custos de deslocação das aulas presenciais.

Tempo de demora

Relativamente ao tempo de demora, comecei o curso dia 15 de fevereiro e terminei dia 23. Depois dia 27 recebi o certificado de formação e depois fui ao site do IMT, tal como expliquei há pouco, para emitir o certificado.

No entanto, não foi possível emitir logo porque tinha de esperar que a carta de condução com o averbamento estivesse a caminho. Por isso, esperei poucos dias e depois foi possível concluir e pagar os 27€ do pedido de emissão.

Mas até receber o cartão, que é o certificado de motorista TVDE necessário, ainda esperei 1 ou 2 semanas. Agora já não me recordo. Mas quem é de Lisboa então pode demorar mais.

Ou seja, no total cerca 1 mês a ter este documento que é o mais importante. Os outros são o cartão de cidadão, carta de condução, fotografia de rosto, e certificado do registo criminal.

Gestores de Frota (ou Operadores TVDE)

Passamos agora à última parte sobre gestores de frota ou operadores TVDE, sobre a empresa e veículo.

Guardei a parte mais complexa para o fim porque nem todos vão chegar até aqui. Assim só os realmente interessados é que irão aprender.

Criar empresa

Então primeiro tens que criar uma empresa tal como expliquei neste vídeo, com o objeto social e CAE correto para esta atividade.

Como eu já tenho uma empresa, então simplesmente aumentei o meu objeto social com a atividade que partilhei no vídeo, e no fim adicionei os CAEs.

Para tal eu fui a um Cartório Notarial, mas existem métodos mais baratos como no IRN.

1 tive que pagar pelo certificado de admissibilidade que custa 75€ mas como foi com urgência então paguei 150€. Mais uma comissão de 18.75€ para o notário. Esperei poucos dias até o certificado de admissibilidade ter sido aprovado.

2. Depois como não queria pagar 530€ através de escritura, então paguei 350€ para o notário atualizar através das Actas.

Para tal precisei do RCBE, pacto social, o Cartão de cidadão, e a certidão permanente que ainda estava válida mas pode custar, pelo menos, mais 25€.

Isto foi tudo necessário para alterar o objeto social e ainda esperei cerca de 1 mês até estar efetivamente atualizado. É preciso paciência. E o custo disto tudo é 543.75€ por isso para a próxima vou ao IRN.

De seguida, é necessário pedir ao contabilista da empresa para atualizar os CAEs no portal das finanças e apareceu mais estes dois (49320, 49392) como CAEs secundários.

Licença de Operador TVDE

Agora que está tudo okay com a empresa falta pedir a licença de operador TVDE que custa 200€. Penso que é possível pedir online, mas neste caso fui ao IMT presencialmente e assim aproveitei para esclarecer todas as dúvidas.

Precisei de levar o Cartão de Cidadão, o código da certidão permanente, o certificado do registo criminal, mas agora é diferente – a função em vez de ser motorista TVDE é OPERADOR TVDE tal como está aqui e no meu caso foram muitos claros que não era relativamente à empresa.

Depois no IMT preenchi o modelo 30 (não é o 31) e selecionei licença de operador TVDE e 1 emissão.

Por fim paguei os 200€ e recebi esta folha provisória até chegar o outro cartão de Operador TVDE, que demorou 1 semana ou um pouco mais, talvez. Decorar os timings todos é difícil.

De seguida tens que verificar se a empresa consta na lista de operadores TVDE pelo IMT. Caso não conste, como foi o meu caso, a Bolt envia um link para submeter a licença.

Fornecedor de Serviços de Faturação (FONOA)

Depois outro ponto importante é o fornecedor de serviços de faturação, que neste caso da Bolt e Uber é a Fonoa. Por isso está aqui um Guia para ir ao portal das finanças da empresa:

  • gestão de utilizadores,
  • criar novo utilizador,
  • depois guarda o Utilizador e Senha, de seguida é submeter e fica ativo.

Veículo

Agora relativamente ao veículo, utilizei o meu carro com quase 2 anos. Mas para tal primeiro precisei de ir ao IRN, tirei a senha Q – registo veículos: certidões e informações, e preenchi um requerimento de registo automóvel para dar autorização à empresa a utilizar o veículo.

Depois é necessário pagar 35€ por esta atualização e dão o comprovativo de apresentação, guarda este documento até chegar o novo Documento Único Automóvel (DUA) com a alteração.

Para além disto, também fiz uma declaração de utilização do veículo caso algum motorista TVDE que trabalhe para mim seja parado pelas autoridades.

Claro que se puderes adquirir o veículo ou arrendar diretamente com a empresa é menos confuso. Mas caso tenhas dúvidas contacta o teu advogado ou um jurista.

Seguros do veículo

Ainda sobre o veículo, é necessário ter dois seguros. O primeiro é o “normal” de responsabilidade civil e acidentes pessoais com cobertura mínima de 15 mil€, que no meu caso custou 198.06€ por ano.

O outro que já mencionei neste vídeo é o de responsabilidade civil de exploração com uma cobertura mínima de 50 milhões, esse no meu caso custou 1600.79€ por ano.

Mas há aqui um pormenor importante, os seguros devem estar em nome da empresa. Por isso o que fiz foi cancelar na LOGO o seguro pessoal e ir para a Tranquilidade com os dois seguros para a empresa.

Já agora, a Logo e a Tranquilidade são do mesmo Grupo se não estou em erro.

Por isso para aprovar o veículo na plataforma, é necessário o PDF da CARTA VERDE que irás receber no teu email, o PDF da apólice Condições Particulares do tal seguro dos 1600€, o DUA frente e verso com a tal alteração que a empresa pode utilizar (ou o contrato de renting se for o caso),

Inspeção Periódica

E por último a inspeção periódica, porque os veículos TVDE têm que fazer todos os anos. A  inspeção periódica de carros novos ligeiros é só após 4 anos da 1º matrícula, mas se for para finalidade de TVDE então é todos os anos sem exceção. Apenas caso veículo tenha menos de 1 ano é que não é necessário.

Por isso, na inspeção periódica, para além de termos o normal como colete e triangulo, é obrigatoriamente necessário ter um extintor de 2Kg tipo ABC que me custou 29.95€ na Norauto, duas placas plastificadas TVDE com o número da licença do OPERADOR – na parte da frente do carro é no canto superior direito e na parte de trás e no canto superior esquerdo; que custou 2.48€ na Staples.

Placa obrigatória

Atenção que a placa uma medida obrigatória e é ilegal não ter a licença do OPERADOR na placa TVDE. Por isso se alguma vez vires uma placa sem número, é porque pode estar a exercer atividade ilegalmente ou então foi esquecimento.

Uma placa plastificada com o simbolo do extintor, na parte de trás, por baixo do TVDE, que custou 0.39€; e ainda arranjei mais algumas placas plastificas de proibido fumar, etc… sendo que o total ficou a 6.71€ a contar com os cortes.

Ainda fui ao Leroy desnecessariamente para comprar isto que foi 2.79€ para agarrar as placas mas acabei por utilizar fita cola.

Depois passei na inspeção periódica que teve um custo de 34.19€ e digitalizei esse documento para enviar o PDF. Como já tenho todos os documentos necessários então vou ensinar a criar conta na bolt e na uber.

Criar conta na Bolt e Uber

Na bolt basta ir ao site, parceiro de frota, email, telemóvel e nr de veículos, avançar, e depois preencher com os dados pessoais, de seguida é apenas submeter os documentos referidos.

O certificado de Operador, a certidão permanente com o objeto social e cae correto, e os dois seguros que mencionei anteriormente. Avanças e depois é só preencher informações fiscais e de pagamento.

Uber

Na uber procura por fleet e depois registar, coloca o email ou conta, depois telemóvel, lês e aceitas os termos, seguinte, parceiro de frota, e agora envias todos os documentos que pedem aqui.

É muito comum na uber os documentos serem recusados, porque deve ter o formato e ordem que querem.

Assim sendo, vais ao canto superior direito, ajuda, contactar o apoio e explicas que os documentos estão corretos e precisas de verifiquem manualmente.

Greenlight hub

Mas mesmo assim não são muito competentes, por isso se tiveres com dificuldades procura no google por greenlight hub e procuras por por apoio presencial e clicas fazer uma marcação.

Depois irás receber um email e 5 minutos antes deves entrar na reunião; a pessoa pode se atrasar um pouco por isso sê compreensivo.

Experiência pessoal

Por experiência pessoal, partilho contigo os cuidados que deves ter:

  • 1. Carrega os documentos no supplier.uber.com ; depois existe estes dois seguros que na tranquilidade é só um PDF (daquele tal seguro de quase 200€) que inclui responsabilidade civil exploração de 60 mil e morte ou invalidez permanente de 23 500; Mas deves ter cuidado podes não pode dizer no início que “serve como proposta”, porque eles querem o definitivo.
  • 2. Aqui diz documentos opcionais da organização mas a tua identificação e comprovativo da conta bancário para receberes os pagamentos é obrigatório.
  • 3. O outro seguro de responsabilidade civil de 50 milhões (do tal seguro de 1600) é relativamente ao veiculo e esse PDF também inclui a proteção de ocupantes igual ou superior a 10 mil, e cada seguro deve ter a fatura-recibo anexada no mesmo PDF, podes utilizar o site merge PDF.

Mas mesmo dando muito trabalho foram mais rápidos que a bolt. Na bolt ainda demorou mais de 2 semana até ter uma conta como gestor de frota, e foi porque pedi ajuda ao suporte através dos emails portugal-driver@bolt-drivers.com e frotas@bolt.eu

Aprovação

Agora quando tiveres a conta de gestor de frota aprovada, na Bolt para adicionar um veiculo é só ir ao portal e submeter os documentos já referidos anteriormente.

E só depois do veículo estar aprovado é que deves adicionar o motorista aqui e carregar os documentos já referidos, depois é lhe associado o veículo e em cerca de 24 horas ou poucos dias é aprovado, se os documentos estiverem Okay.

Na uber, basta vir ao portal para adicionar veículo e adicionar a matrícula. Depois Adicionar Motorista, preencher com as informações e adicionar motorista. E claro que não podes esquecer de submeter todos os documentos necessários de igual modo e atribuir o veículo ao motorista.

Contas finais

Pronto, vamos resumir, a contar com tudo demorei cerca de 1 mês e meio, talvez mais, até ser gestor de frota, e o custo total foi de 852.29€ + 1798.87€ dos seguros, e não estou a contar com o próprio veículo pois vai depender de cada caso e plano que preferir.

Eu paguei a pronto, a um valor inferior ao atual, mas há quem possa preferir renting, leasing, carsharing, seja o que for para ser mais acessível.

Legislação

Por fim, a nível de legislação: o veículo deve ter no máximo 7 anos, os veículos ligeiros devem ter 4 lugares disponíveis e (Decreto-Lei n.º 111/2019, de 16 de agosto) caso o veículo não tenha o seguro de responsabilidade civil, as coisas são estas (Pessoa singular: multa de 2.000€ a 4.500€; Pessoa coletiva: multa de 5.000€ a 15.000€.);

Todos os novos parceiros da Bolt na UE terão de fornecer o NIPC até 60 dias após ativação da conta de forma cumprir com a diretiva DAC7.

Se houver mais pontos pertinentes irei acrescentar na descrição ou nos comentários.

Rendimento Passivo

O gestor de frota também pode ver este négocio como um rendimento passivo. Pois no meu caso, posso ter motoristas e alguém que trate da burocracia por mim, caso as contas no final compensam.

Também podes ajudar amigos ou familiares desempregados que tenham a carta a mais de 3 anos, com esta solução temporária para faturarem algum. É só uma ideia mas há quem não goste misturar e percebo.

Este é o passo a passo mais completo que existe na internet sobre TVDE. Comecei a trabalhar neste vídeo em fevereiro e só consegui publicar em julho devido a toda a informação necessária e também tempos de espera.

Mas lembro que também tenho vídeos muito completos noutras áreas, como o FIRE em Portugal, Dividendos, Crypto, P2P, Ações, opções, forex, IRS, imobiliário, e mais.

Mas vou tentar que tenha mais este tipo de conteúdo de forma ajudar quem precisa.

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