Dúvidas

Quaisquer dúvidas relacionadas com os cursos são tiradas aqui.

Tens uma dúvida?

Este espaço é designado para perguntas relacionadas com os cursos. Para perguntas relacionadas com outros tópicos clica no botão "Dúvidas Gerais" e envia a tua pergunta. Peço também que haja respeito nos comentários.

51 thoughts on “Dúvidas”

  1. HC Cristovao

    Ola pessoal, curso lucrar sem investir, passo 4.3 wordpress, para instalar os plugin da pasta yoast seo da-me erro:
    A instalar o plugin…

    Não foi possível instalar o pacote. Não foi encontrado nenhum plugin válido.

    A instalação do plugin falhou.

      1. Nuno Gama

        Eu tenho 3 ETF americanos na DEGIRO mas foram comprados em 2017, acho eu. Agora estamos a espera que os Americanos ponha os KID nos seus ETF, é isto Gustavo? A minha percepção é que é uma manobra Europeia para criar mais transparencia nos fundos e dar acesso ao investidor a informação sobre o produto que está a comprar. Enquanto essa informação não estiver no fundo, este nao pode ser vendido na Europa, mas o Gustavo saberá muito mais e poderá elucidar melhor.

  2. David Bondo

    Olá Gustavo,
    Espero que esteja bem. Estava agora mesmo a tentar comprar o teu curso (base) de trading/bolsa de valores – não consegui finalizar a compra porque só há uma maneira de fazer o pagamento, que é com Paypal.
    Não há uma outra forma de pagamento sem ser com Paypal?

  3. Joana De Oliveira

    Boa tarde, desde já obrigada pelo conteudo gratuito e pela vontade de ajudar. Eu já fiz os teus cursos gratuitos, estou a ponderar comprar o curso investir do 0, e a minha questão é: em termos de organização/ formatação do curso é a base de videos como os teus outros cursos? e a grande diferença é em termos de conteudo e informação? Obrigada

  4. Alex Hawes

    Boas!

    Relativamente ao curso “Como criar um site remunerado”. Na lição “6. Adsense – Como ser Aprovado” > “6.4 Adsense – Declarar os Ganhos”.
    Estava a ver os passos na descrição de como abrir atividade no portal das finanças e tenho uma questão. No separador “Oper./Op.IVA/Reemb.” para além de selecionar a caixa “Tr. de bens e/ou prestação de serviços que conferem direito à dedução” não será preciso selecionar também a caixa “Efectua ou adquire prestações de serviços intracomunitários” da secção “Prestação/Aquisição de Serviços Intracomunitários – IVA”?

    1. Gustavo Araújo

      Boas, inicialmente pretendes não pagar IVA (apenas se fizeres quantias muito superiores é que irás posteriormente pagar IVA). Logo deves selecionar tal como indiquei com o código 1519CIRS no “Cód. CIRS” montante inferior a 12500 euros (para estares isento de iva). Logo caso seja opcional neste momento a resposta é não, e selecionas: IVA – regra de localização art.6 (regras especificas), sem retenção – art. 101º nº1 do CIRS.

  5. Maria Inacio

    Ola Gustavo,

    Antes demais um excelente ano novo para ti.
    Estou a adorar o curso e ansiosa pelo proximo. Ja fiz uns investimentos (tímidos) para experimentar o terreno. Esta a correr bem. Sem mais delongas e como não tenho outra forma de falar contigo, venho tentar esclarecer uma duvida por aqui que tem a ver com a fatura do curso. Paguei por paypal com IVA (estou inscrita para recuperar) mas não encontro a fatura. Podes ajudar me?

    Obrigada pelo tempo dispensado
    Amália Inácio.

    1. Gustavo Araújo

      Olá Maria Inacio, desejo igualmente um bom ano 2021! Obrigado pelo feedback!
      Para ter o contribuinte associado há fatura era necessário ter colocado o NIF nas “notas” ao realizar a compra do curso.
      Se possível, encontre o seu email da compra onde indica o número da “encomenda” e reencaminhe para [email protected] junto com o seu NIF

      Caso não encontre , basta enviar para o endereço que indiquei o email associada à conta que efetuou a compra.

      Obrigado pela disponibilidade,
      Gustavo Araújo

  6. Alex Hawes

    Olá!

    Está a fazer confusão o seguinte.
    Suponho que vou receber mais de 12500€ do google adsense, ou seja, tenho de fazer retenção de IRS.
    Fazer retenção na fonte significa que o cliente paga por nossa vez uma percentagem ao Estado, os tais 11,5%.
    Não estou a ver a Google Ireland ir pagar ao Estado a minha retenção na fonte.
    Será que escolher fazer retenção na fonte está correto?

    1. Gustavo Araújo

      Olá Alex, caso eu não esteja a ser esclarecedor penso que o melhor seja tirar as dúvidas junto de um contabilista certificado.
      O cenário que menciono no curso é para montantes inferiores a 12500€, logo é o seguinte:
      CAT B – art 3 n1 b) referente a prestação de serviços, Retenção segundo o art 101 1. c) pois não se encontra na tabela do art 151, logo não pode ser alínea anterior, assumindo que não dispensa retenção – art 101-B CIRS (mesmo que a entidade pagadora seja estrangeira).
      Agora caso seja superior, significa que já existe rendimentos suficientes para contactar um contabilista que tenha conhecimento no ramo e tirar dúvidas mais especificas.
      Eu ensino e coloco tal como aprendi em fiscalidade e me é acompanhado pelo meu contabilista certificado. Caso veja que algo possa estar errado então irei posteriormente corrigir, o que não se aplica a este caso.

  7. Paulo Silva

    Olá Gustavo,
    Desde já desejo lhe um excelente 2021 e obrigado pelos vídeos e dicas que dá.
    Adquiri hoje o curso gratuito pois tenho interesse em aprender a trabalhar com o programa da xtb pois adquiri uma conta demo e tenho andado um pouco a “nora”. O que me aconselha?

    Através dos teus vídeos já estou a fazer umas poupanças na bandora e na viaInvest.
    Cumprimentos

    1. Gustavo Araújo

      Boas, obrigado 🙂
      Se está confuso com as funcionalidades da XTB então penso que o melhor seja ver alguns vídeos no canal do Workolic. Pois utilizo várias vezes as ferramentas e explico as mesmas. Irei deixar aqui os 2 vídeos que considero mais importantes para aprender:
      Vantagens de Investir na XTB e Como usar a xStation 5 – https://youtu.be/Ihw7VHRwsh8
      XTB 0% Comissões em Ações! Devo mudar para a XTB? (dicas a saber) – https://youtu.be/i9jVG8-WInw

  8. Rui Borrego

    Boa Tarde Gustavo,

    Estive a ver o teu curso de adsense da google e fiz exactamente como foi explicado,já comprei o domínio mas quando vou no google não consigo encontrar o meu site.Eu optei pelo blogger.com,o https não está disponível e o cadeado lá em cima tem um traço vermelho,sabes o que me resta fazer?

    Obrigado,

    Cumprimentos,

    Rui Borrego

    1. Gustavo Araújo

      Boas Rui,

      Cada caso é um caso, e não consigo dizer uma solução sem saber mais detalhes. Mas neste momento estou em época de exames, logo infelizmente não tenho tempo a fornecer ajuda individual.
      O que aconselho fazeres é procurares por soluções relacionadas com o teu problema no SSL, como é blogger podes encontrar facilmente soluções no youtube. Se utilizas a integração com cloudflare então pode ser aqui que está o problema, pois não é tão simples como às vezes parece.
      No entanto, um passo de cada vez. Primeiro solucionas os problemas do domínio e de seguida é que aguardas algum tempo para o google anexar o teu website nas pesquisas. Para avançar com este procedimento podes utilizar as ferramentas webmaster do google e fazer o pedido.

      Melhores cumprimentos,
      Gustavo Araújo

      1. Rui Borrego

        Boa Noite Gustavo,
        O Https já está disponível,no entanto estou a tentar associar o meu DNS ao google para o site aparecer nas pesquisas mas não está a dar,dá sempre “Validação efectuada sem exito”,segui passo a passo as tuas explicações e já esperei pelo menos 1 dia…será algum problema com o Namecheap?,não me parece.
        Ok quando tiveres tempo dá-me uma resposta sf.
        Ps:Com base nas tuas explicações de forex tenho feito lucro na conta demo,hoje podia ganho uns 50 euros,no entanto ainda não percebo muito nem uso as tuas técnicas,o que tenho feito é,quando tenho uma resistência ponho para venda,quando tenho um suporte ponho para compra,até agora tem dado,no geral é isto ou estou apenas com sorte?

        Obrigado,
        Cumprimentos,
        Rui Borrego

  9. Rui Borrego

    Boa Tarde Gustavo,

    Tenho um blog e o google adsense recusou o pedido para colocar anúncios e poder rentabilizar o meu site.Neste momento tenho 4 publicações com texto e imagens,tenho cerca de 500 visitas,será que necessito de mais conteúdo,ou seja mais publicações?,será que necessito de mais visitas?,o que deva fazer mais para ser aceite?

    Quando poderes responde sf,

    Um grande abraço,

    Rui Borrego

  10. Rui Borrego

    Boa Tarde Gustavo,

    Desculpa pelas várias mensagens aqui mas tu como youtuber és dos poucos que tens o devido conhecimento para me ajudar.
    É o seguinte,criei um canal à pouco tempo com vídeos do meu cão que é um pastor alemão,vídeos de brincadeiras e entretenimento.Até à data num dos vídeos que publiquei no Sábado tenho apenas 48 views o que é ridículo,a minha pergunta é o seguinte,o que estou a fazer de errado?,o nicho que escolhi não tem muito conteúdo é verdade,mas eu vejo outros canais principalmente estrangeiros com o mesmo conteúdo do meu e muitos deles tem milhares,milhões de views,milhares de inscritos,juro que não consigo perceber o que eles tem que eu não tenha.Já meti as key-words no meu canal,já meti várias tags,no entanto tenho muito poucas views e mais os meu vídeos simplesmente não aparecem no motor de busca do Youtube,ou se aparecem estão muito mal no Ranking.Será que me consegues ajudar a perceber onde estarei a falhar,é que sinceramente não sei onde está tamanha diferença.Repara isto é uma espécie de pescadinha de rabo na boca,ou seja para ter mais views e inscritos é necessários que os meu vídeos estejam bem posicionados,mas para estarem bem posicionados é necessário que tenham cada vez mais views,é bastante frustrante,consegues ajudar-me ou dar umas dicas?,onde poderei estar a falhar?

    Cumprimentos,

    Rui Borrego

    1. Gustavo Araújo

      Olá Rui, eu tenho vídeos antigos no meu canal a ensinar essa parte.
      Todos começam assim, eu também comecei. No início é difícil, aliás é muito difícil mas é possível.
      Basta ser consistente no conteúdo e criar vídeos com algo que as pessoas procuram mas ao mesmo tempo diferente de todos.
      Ou seja, um título do qual procurem muito mas que ainda não exista. Depois coincide com as tags e descrição e tens o posicionamento.
      Espero que ajude,
      Um abraço

  11. Rui Borrego

    Boa Noite Gustavo,

    Obrigado pela dicas.
    Relativamente ao meu site,o mesmo já foi aprovado pelo google adsense,no entanto quando faço log in aparece a seguinte mensagem de erro:”Ganhos em risco – você precisa corrigir alguns problemas do arquivo ads.txt para evitar um grande impacto na sua receita.”

    Eu já vi no Youtube como fazer upload deste txt para o meu site(blogger) só que a mensagem continua a aparecer no site da google…sabes qual é o problema?

    Cumprimentos,

    Rui Borrego

  12. André Vieira

    Olá Gustavo.

    Obrigado pelas dicas em relação aos investimentos. Por tua causa agora comecei a penar já mais na forma em como posso fazer o meu dinheiro “trabalhar por mim”. Porém após ver os 2 cursos que tens disponibilizados neste site fiquei com uma dúvida e gostava de saber a tua opinião sobre uma coisa.
    Para investimentos a longo prazo (+10 anos) em ETF’s e ações de empresas especificas qual é a corretora que tu achas melhor e qual é que tu usas?

    Já comecei com Investimentos na Bondora e na ViaInvest porém gostaria de comprar ações especificas e pelo menos o ETF S&P500 para assim alargar o meu portfolio.

    Obrigado pela partilha de informações e fico a espera do curso avançado (também culpa tua pois agora ando a estudar mais sobre Mercados financeiros e investimentos de alto risco a curto prazo hahahahaha).

    Abraço

  13. Fábio Domingos

    Bom dia Gustavo,
    Antes de mais muitos parabéns pelo teu trabalho. Comecei a seguir à sensivelmente 1 ano no youtube e recentemente adquiri o teu curso “Como Investir do 0” e tenho aprendido imenso.
    Em relação ao google Sheets para controlar o portfolio de acções tenho uma duvida. Tens em consideração as taxas de cambio? Pelo que estou a entender tens isto feito para comprar sempre em $. Estou errado?
    Uma sugestão. Na coluna Stock na tab TRANSACTIONS deves introduzir também o simbolo da bolsa também, uma vez que há acções que somente pelo simbolo da empresa a função Google Finance não encontra.
    Exemplo:
    Empresa: Rede Elétrica de Espanha (REE) – Se apenas colocares REE não tens informação correcta do preço, enquando que se colocares BME: REE funciona perfeitamente.

    Cumprimentos
    Fábio Domingos

  14. Mário Correia

    Olá!
    Estou à procura de casa para comprar, e sendo solteiro (e bom rapaz) o imóvel a adquiri será terá uma visão principal de investimento e menos uma compra de “emoção”. Isto porque a casa servirá no futuro para arrendamento ou para venda.

    Alguém tem ou sabe sítios com documentação para adquirir os conceitos de investimento imobiliário de casa própria?

    Descobri este site à cerca de dois meses e já aprendi muita coisa. Agradeço Gustavo por esta partilha de informação!
    Bons Investimentos!
    Mário Correia

Deixe uma resposta