Como Investir o dinheiro dos Filhos para Longo Prazo

Um artigo especialmente importante para pais que querem colocar algum dinheiro de lado para o futuro dos filhos mas não querem deixar o dinheiro parado num banco. Ou então para pais que preferem dar outra utilidade ao dinheiro em vez de comprar outro jogo.

É claro que o entretenimento dos filhos é importante mas há que procurar alternativas tais como as que irei apresentar neste vídeo.

Estratégia genérica

Esta é a estratégia que eu faria caso tivesse filhos e não vou dar exemplos de valores nem percentagens porque isto muda conforme o nível de rendimentos, gastos dependendo do número de filhos e outras despesas, aversão ao risco, idades, etc.

Primeiro, pensaria no valor que me sentia confortável colocar de parte todos os meses para os meus filhos. Agora teria 2 hipóteses, caso seja um valor muito pequeno, independentemente das razões, não poderia optar por ETFs nem ações inteiras que por vezes são várias dezenas ou centenas de euros.

Logo, iria optar for criptomoedas mais estáveis e tentava reforçar nas quedas, pois historicamente são dos ativos com maior valorização e também dos mais voláteis e arriscados.

Ou então compraria frações de ações, por exemplo a trading212 ou etoro permite esta opção. Mas não são ações reais, acabam sempre por serem cfds sem alavancagem.

A outra hipótese, caso consiga alocar mais dinheiro mensalmente, seria:

  1. Uma percentagem no banco para liquidez,
  2. A seguir uma percentagem para plataformas p2p sem capital garantido e com juros compostos, u
  3. Depois uma percentagem para etfs acumulativos (para não ter trabalho a declarar dividendos no IRS), o
  4. Outra percentagem para growth stocks que não distribuem dividendos mas reinvestem no desenvolvimento do seu negócio,
  5. E outra percentagem para criptomoedas ramificando para dois sentidos – criptomoedas com um marketcap elevado, e outras que têm um marketcap médio ou elevado mas que tenham mais utilidade e poderão crescer no futuro.

Esta seria a minha estratégia independentemente em que ano estivesse.

Pois é uma estratégia que não teria trabalho quase nenhum por ser um investimento passivo para longo prazo.

No entanto, vou tentar ir mais longe e dar exemplos de investimentos que considere bons segundo a minha análise.

Mas tal como digo sempre, deves fazer sempre os teus próprios estudos e nunca investir com base na opinião de outras pessoas.

A minha estratégia

Então primeiro criaria conta num banco digital como activobank, openbank, moey ou n26, para não pagar comissões de manutenção nem outras, mas também há bancos tradicionais que têm contas com pequenas ou sem comissões para menores.

Esta conta serve para colocar uma percentagem em liquidez, como reserva de emergência ou para reforçar quando há grandes quedas.

Depois uma pequena percentagem alocada a plataformas p2p sem capital garantido como a Viainvest, que é a melhor segundo a minha análise, para receber juros e serem automaticamente reinvestidos com o autoinvest fazendo o efeito de juros compostos.

A seguir seria uma percentagem para ETFs acumulativos, como o QDVE.DE da XTB ou o IWDA da Degiro na bolsa de Amesterdão pois está na lista de etfs sem comissão, mas lê as condições e quais as ações que compõem o etf.

Outra percentagem seria para ações, ainda por cima várias ações tiveram grandes quedas recentemente e continuam a cair, Facebook, Paypal, Netflix, entre muitas outras, especialmente algumas com um menor market cap e que não estão incluídos no S&P500 mas tem um grande potencial de crescimento.

Por fim, criptoativos, e aqui é onde provavelmente colocaria a maior percentagem por várias razões.

Porquê criptoativos?

Primeiro porque historicamente são dos ativos com maior valorização, e refiro às criptos com maior capitalização de mercado.

Segundo, porque há cada vez mais empresas gigantes a investir neste mercado, na tecnologia e desenvolvimento e integração da web3, há maior margem para inovação e descentralização, fora que já existem criptomoedas e projetos incríveis.

No entanto, devemos ter cuidado porque a grande maioria das criptomoedas são scams, logo é necessário ler o whitepaper e estudar muito bem se o projeto tem ou não potencial.

As criptomoedas que eu adquiria para os meus filhos para longo prazo seria dividido em dois, as que considero mais estáveis no longo prazo e outras que acredito no seu potencial.

As “mais estáveis” seria o bitcoin, polygon, BNB, e etherium (ainda mais com o ethereum 2.0).

Ethereum 2.0

Para quem não sabe o que este “updrade” irá fazer passo a explicar:

O ethereum 2.0 é uma atualização do ethereum que conhecemos atualmente, de forma a ser mais seguro e resistente à maioria dos ataques ou algo malicioso.

Será mais amigo do ambiente (ou seja em vez de ser proof of work que consome mais eletricidade será com proof of stake), e principalmente para diminuir as altas comissões provenientes do Gás ao existir uma maior escalabilidade e permitir 100 mil ou mais transações por segundo em vez de apenas 15.

Esta transição está separada em diferentes fases:

  • A fase 0 – o beacon chain que já ocorreu em 1 dezembro 2020;
  • fase 1 que inclui o sharding – que permite haver várias pequenas redes e que causa a escalabilidade que se procura obter;
  • A fase 1.5 também chamada Docking, que é onde realmente será o upgrade para o ethereium 2.0 e irá haver a alteração do PoW para o PoS e poupar energia
  • fase 2 que inclui todos os melhoramentos e toques finais.

Agora, outras que acredito no seu potencial são a CRO, FTX e Gala. É claro que há muitas outras mas sendo para longo prazo estas seriam as minhas escolhas. Mas caso queiras investir em algumas destas faz o teu próprio estudo.

No entanto, se escolhesse 2 criptomoedas como favoritas neste momento, seria o BNB e Polygon.

Logo, se tivesse naquele cenário de ter pouco dinheiro para alocar ao investimento dos meus filhos repartia por estas 2 cripmoedas ou substituía o bnb pela ethereum.

Porquê? Porque permite investir parcialmente a quantia que puder despender por mais pequena que seja e porque se é uma quantia pequena então preciso de algo mais volátil e com uma tendência positiva, de forma a potencializar muito mais os ganhos.

O que fazer caso não haja dinheiro para investir?

Mas também tenho uma solução caso não haja qualquer possibilidade de alocar dinheiro para os filhos.

Muitas crianças são apaixonadas por jogos, seja FPS, MOBA, RPG, MMORPG, etc. Cada vez mais com a inovação da blockchain e criptos é possível ganhar dinheiro ao jogar jogos deste tipo e por vezes sem investir.

No entanto devo alertar que a maioria dos projetos relacionados com jogos não dura muito tempo devido à incapacidade ou erros dos criadores.

Há até projetos que os criadores removem a liquidez toda, param com o desenvolvimento do jogo e “fogem” com o dinheiro dos jogadores e investidores. Mas isto acontece com qualquer projeto quando os criadores não são de confiança. Logo deves ter muito cuidado e fazer o teu próprio estudo.

Até pedi a uns amigos e a um seguidor para partilharem comigo a jogabilidade, quanto dinheiro ganhavam por hora, etc, neste caso de um jogo chamado Bombcrypto e até se ganhava bastante na minha opinião apesar de haver um investimento inicial nas personagens.

Embora tenha havido um update no jogo e diminuiu drasticamente os ganhos, o que resultou em muitas pessoas levantarem o dinheiro e o preço da crypto cair mais.

Ou seja, isto dos jogos com base em criptomoedas ainda tem muito por evoluir mas alguns ainda podem ser bastante rentáveis durante uns meses.

Logo, caso os filhos gostem, podem jogar um destes jogos que não seja necessário investir e ainda fazer algum dinheiro para eles ou para investir no seu futuro.

Isto é o que faria neste momento se tivesse filhos, mas motivo a fazeres sempre o teu próprio estudo e explorares as opções que sejam mais indicadas para o teu perfil.

Só espero que o meu conhecimento te possa ajudar e até uma próxima!

Leave a Comment

Lucrar.pt